Sudeste Região de São Paulo

Tudo sobre Santana de Parnaíba

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
154.105
PIB Total
R$ 11,54 Bi
Per Capita
R$ 74.915,82
Área (km²)
179,800
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Setembro

O clima é ameno e ideal para passeios ao ar livre, além de haver diversas festas locais que celebram a cultura da região.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada bastante segura, com boas opções de turismo e policiamento eficiente.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Santana de Parnaíba, uma cidade rica em história e beleza natural, localizada no estado de São Paulo. Com uma população de 154.105 habitantes, Santana de Parnaíba destaca-se pelo seu patrimônio histórico, seus monumentos, e por ser um ponto de encontro da cultura e natureza da Mata Atlântica.

Principais Atrações

Centro Histórico

Um dos principais atrativos turísticos, com construções do período colonial e ruas de pedra que contam a história da fundação da cidade.

Igreja de Sant'Ana

Construída no século XVIII, esta igreja é um ponto de referência e possui uma arquitetura impressionante, além de rica história religiosa.

Museu Municipal

O museu abriga coleções de artefatos históricos e culturais da região, preservando a memória e a identidade local.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de transporte na cidade?

A cidade conta com transporte público, além de táxis e aplicativos de carona. É possível também explorar a pé algumas áreas turísticas.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Santana de Parnaíba oferece diversas opções de hospedagem, desde pousadas até hotéis, que atendem diferentes faixas de preço.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Santana de Parnaíba?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Santana de Parnaíba

São Paulo - SP

Histórico

Descendo o rio Tiête, em expedição determinada por Mem de Sá, em 1561, Manoel Fernandes Ramos fixou-se em sua margem esquerda, a cerca de oitenta légua a jusante de São Paulo de Piratininga, num local encaichoeirado, denominado pelos índios de ″ parnaíba″, que significa ″ lugar de muitas ilhas″ . Aí formou uma fazenda, na qual erigiu uma capela em louvor a Santo Antônio.

Casando-se com Suzana Dias, neta de João Ramalho, Manoel Fernandes Ramos, foi pai de vários filhos. André Fernandes, o primogênito, após sua morte reconstruiu a capela, agora dedicada a Sant′Ana, conseguindo da Prelazia do Rio de janeiro o seu provisionamento. Constituiu-se oficialmente a fundação do povoado de Parnaíba, em 1580.

Bandeirantes famosos nasceram em Parnaíba, como Domingos Jorge Velho, o desbravador dos sertões do Piauí, Bartolomeu Bueno da Silva, o ″Anhanguera″, conquistador de Goiás, e outros.

Provisão de Dom Älvaro Luiz do Vale, Capitão-mor da capitania de São Paulo, elevou Parnaíba a vila, em 1625. Em novembro tornou-se cidade e, em 1944, sua denominação foi alterada para Santana de Parnaíba.

Formação Administrativa

Vila criada por Provisão de 14 de novembro de 1625, com a denominação de Parnaíba. A Vila foi desmembrada do termo da antiga Vila de São Paulo.

Pela lei estadual nº 66, de 17-08- 1892, é criado o distrito de Pirapora e anexado ao município de Parnaíba.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Parnaíba, pela lei estadual nº 1038, de 19-12-1906.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 2 distritos: Parnaíba e Pirapora

Pela lei estadual nº 1624, de 20-12-1918, é criado o distrito de Barueri e anexado ao município de Parnaíba.

Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920, o município é constituído de 3 distritos: Parnaíba, Baueri e Pirapora

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1836 e 31-XJII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 9775, 30-11- 1938, é criado o distrito de Água Fria e anexado ao município de Parnaíba.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 4 distritos: Santana de Parnaíba, Água Fria, Barueri e Pirapora.

Pelo decreto-lei nº 14334, de 30-11-1944, o município de Parnaíba tomou a denominação de Santana de Parnaíba os distritos de Água Fria e Pirapora foram alterados, respectivamente, para Cajamar e Pirapora do Bom Jesus.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 4 distritos: Santana de Parnaíba (ex-Parnaíba), Barueri, Cajamar (ex-Água Fria) e Pirapora do Bom Jesus, e pertence ao termo e comarca de São Paulo.

Pela lei estadual nº 233, de 24-12-1948, desmembra do município de Santana de Parnaíba o distrito de Barueri. Elevado á categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Santana de Parnaíba, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Pela lei estadual nº 5285, de 18-02-1959, desmembra do município de Santana de Parnaíba os distritos de Cajamar e Pirapora do Bom Jesus, elevando-os à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alteração toponímica municipal

Parnaíba para Santana de Parnaíba, alterado elo decreto-lei nº 14334, de 30-11-1944.

Fonte: