Sudeste Região de São Lourenço

Tudo sobre São Lourenço

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
44.798
PIB Total
R$ 1,18 Bi
Per Capita
R$ 26.294,08
Área (km²)
58,000
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

O clima na cidade é agradável, com temperaturas amenas e menor probabilidade de chuvas, ideal para passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para turistas, com baixo índice de criminalidade e bom acolhimento dos moradores.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

São Lourenço, situada no estado de Minas Gerais, é uma encantadora cidade conhecida por suas belezas naturais e águas minerais. Com uma população de 44.798 habitantes e localizada no exuberante bioma da Mata Atlântica, a cidade é um excelente destino para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Suas raízes históricas remontam ao início do século XIX, quando as primeiras notícias sobre a região começaram a circular, trazendo fama e popularidade para suas águas.

Principais Atrações

Parque das Águas

Um belo parque que abriga diversas fontes de águas minerais, além de oferecer trilhas e áreas para piquenique.

Estação Ferroviária de São Lourenço

Um patrimônio histórico que remete à época das ferrovias, oferece passeios de trem pela região.

Igreja de São Lourenço

A igreja matriz da cidade, conhecida por sua arquitetura colonial e belas imagens religiosas.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor época para visitar São Lourenço?

A melhor época é de maio a setembro, quando o clima está mais ameno e as chances de chuvas são menores.

? O que fazer em São Lourenço?

Visitar o Parque das Águas, fazer passeios de trem e conhecer a rica história da cidade são algumas das atividades recomendadas.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Rodoviária de São Lourenço
Endereço: Rua Manoel Carlos, 130 - Federal
Telefone:(0xx35)3332-4476

Ver no Mapa →
✈️

Aeroporto de São Lourenço

SSO/SNLO

Endereço:

Endereço: Via Remor, s/n
Telefone: (0xx35)3349-8453

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São Lourenço?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

SÃO LOURENÇO MINAS GERAIS Monografia - n.° 468 Ano: 1970

ASPECTOS HISTÓRICOS

DATAM do início do século XIX as primeiras notícias das paragens em que se situa São Lourenço. O primeiro nome que registra a história e o de João Francisco Viana, proprietário de vasta fazenda em terras da freguesia do Carmo de Pouso Alto, Termo de Cristina.

Conhecidas a princípio como "Águas do Sítio do Viana" e "Águas da Freguesia de Nossa Senhora do Carmo, próxima ao Rio Verde", suas virtudes ganharam fama e popularidade; aos poucos, forasteiros instalaram-se nas terras mais altas e as margens da antiga estrada do Carmo do Rio Verde e Pouso Alto, dando começo a povoação.

Depois de 1889, com o falecimento de João Francisco Viana, foram as terras divididas por seus filhos. O comendador Bernardo da Veiga, residente na cidade de Campanha, diretor do jornal Monitor Sul Mineiro e autor do Almanaque Sul Mineiro de 1874, incumbiu um sobrinho, Capitão José Pedro da Costa, de estudar as possibilidades de industrialização das águas, disto resultando a compra das terras de propriedade dos Senhores Manoel Dias Ferraz e Adolfo Schimidt, que concordaram em vender a propriedade ao Comendador Bernardo Saturnino da Veiga, onde se localizam as fontes e a constituição de uma empresa - a Companhia de Águas Minerais São Lourenço -formada pelo comendador Bernardo da Veiga e seus irmãos Saturnino da Veiga e Ângelo da Veiga (médicos). O nome da empresa prende-se a uma homenagem a memória do tenente-coronel Lourenço Xavier da Veiga, pai dos três irmãos associados.

Iniciaram-se imediatamente os trabalhos de saneamento, drenagem e aterro, surgiram as primeiras ruas, formou-se o esboço da futura cidade.

A 10 de agosto de 1891, dia consagrado a São Lourenço, erigiu-se no ponto mais alto dos terrenos uma grande cruz e em capela improvisada celebrou a primeira missa o cônego Antônio Gomes de Faria Nogueira, vigário de Carmo de Minas. Iniciou-se a construção de uma igreja, que fora primeiramente dedicada ao orago do Bom Jesus do Monte e, após sua conclusão, ao de São Lourenço.

Em 1905, Afonso Noronha França adquiriu o acervo da antiga empresa, introduzindo na exploração de suas águas minerais maquinaria moderna e construindo prédios adequados para engarrafamento, depósitos e oficinas. Construiu também linha de bondes a tração animal até a estação, para transporte da água, aumentada, mais tarde para tráfego de passageiros.

A concessão para exploração das fontes hidrominerais passou a outras empresas e bancos, até a atual Empresa de Águas de São Lourenço S.A., a partir de 1925.

Formação Administrativa A LEI estadual n.° 2, de 14 de setembro de 1891, criou o distrito de São Lourenço, integrante do Município de Silvestre Ferraz (atual Carmo de Minas).

Por Lei estadual n.° 843, de 7 de setembro de 1923, aquele distrito foi transferido para o Município de Pouso Alto, de cujo distrito adquiriu parte do território.

A emancipação de São Lourenço resultou do Decreto estadual n.° 7.562, de 1.° de abril de 1927. confirmado pela Lei estadual n.° 987, de 20 de setembro do mesmo ano. Entretanto, na divisão administrativa de 1933 figura ainda como distrito do Município de Pouso Alto, embora com autonomia administrativa e a indicação de ser sede da Prefeitura de São Lourenço.

Desde o Decreto-lei estadual n.° 88, de 30 de março de 1938, o Município aparece com um só distrito.

Fonte: IBGE