Nordeste Região de São Raimundo Nonato

Tudo sobre São Raimundo Nonato

Guia completo, dados e turismo em Piauí.

População (2022)
38.934
PIB Total
R$ 566,18 Mi
Per Capita
R$ 14.541,99
Área (km²)
2.415,600
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Outubro

Clima mais ameno e festividades locais.

🛡️

Segurança

Moderada, com presença policial em áreas turísticas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

São Raimundo Nonato, localizado no estado do Piauí, é um destino fascinante que combina história, cultura e belezas naturais do bioma da Caatinga. Com uma população de 38.934 habitantes, essa cidade rica em história oferece um vislumbre do passado colonial, onde a luta entre colonos e indígenas moldou a região. Explore suas belezas e descubra a rica herança cultural que a cidade tem a oferecer!

Principais Atrações

Parque Nacional da Serra da Capivara

Um dos principais atrativos, é Patrimônio Mundial da UNESCO e abriga inúmeras pinturas rupestres e rica biodiversidade.

Museu do homem Americano

Museu dedicado à história da presença humana na América, com foco nas descobertas arqueológicas da Serra da Capivara.

Catedral Nossa Senhora da Conceição

Uma bela construção histórica que é um marco da cidade e um espaço de devoção para os moradores.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar em São Raimundo Nonato?

Avião até o aeroporto de São Raimundo Nonato e, em seguida, transporte terrestre ou carro alugado.

? O que fazer em dias chuvosos?

Visitar o Museu do Homem Americano e explorar a cultura local nos cafés e lojas do centro.

Como Chegar

✈️

Aeroporto de São Raimundo Nonato

SNSN
Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São Raimundo Nonato?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

São Raimundo Nonato - PI

Histórico

A região, inicialmente ocupada pelas fazendas de Domingos Afonso Mafrense, após a sua morte foram doadas aos jesuítas. Ao chegarem à fazenda Conceição, os religiosos construíram uma casa dando-lhe o nome de Sobrado da Conceição. Com eles vieram colonos e aventureiros, surgindo daí, constantes conflitos com a tribo dos tapuias.

D. João Amorim Pereira, Governador da Capitania do Piauí, ordenou a José Dias, conhecido por comandante Zé Dias, que conquistasse a região do atual Município de São Raimundo Nonato, na qual estavam em litígio, índios, aventureiros e colonos e dividisse as terras ocupadas entre os integrantes de sua tropa.

Depois de oito anos, intercalados por trabalhos difíceis, abrindo estradas e expostos a perigos diversos, o comandante Zé Dias e seus companheiros conseguiram conquistar a região.

Em uma das distribuições de alimentos e vestuários aos índios, um grupo deles revoltou-se travando-se uma luta, com um saldo de vários mortos e feridos. Poucos índios se deixaram catequizar, tendo, a maioria, emigrado para as margens do rio Tocantins.

Cessados os perigos, o comandante José Dias fez a distribuição das terras entre os companheiros da expedição.

Por Decreto da Regência do Império, em 1832, São Raimundo Nonato foi elevado à distrito eclesiástico, com sede no lugar denominado Confusões. Foi transferido em 1836, para Jenipapo, onde prosperava um núcleo, dedicado à lavoura e à pecuária. Elevado à categoria de Vila e Município em 1850, adquiriu Foro de Cidade, em 1912.

Gentílico: são-raimundense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Raimundo Nonato, pelo decreto, de 06-07-1832.

Elevado à categoria de vila com a denominação de São Raimundo Nonato, pela resolução provincial nº 257, de 09-08-1850, desmembrado dos municípios de Jaicós e Jerumenha. Sede no atual distrito de São Raimundo. Constituído do distrito sede. Instalado em 04-03-1851.

Pela lei municipal de 12-01-1904, são criados os distritos de Caracol e João Alves e anexado ao município de São Raimundo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 3 distritos: São Raimundo Nonato, Caracol e João Alves.

Elevado à condição de cidade com a denominação de São Raimundo Nonato, pela lei estadual nº 669, de 26-06-1912.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: São Raimundo Nonato e Caracol. Não figurando o distrito de João Alves.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo ato das disposições constitucionais transitórias promulgado de 22-08-1947, desmembra do município de São Raimundo Nonato o distrito de Caracol. Elevado novamente à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei municipal nº 164, de 28-01-1955, são criados o distrito de Curral Novo e anexado ao município de São Raimundo Nonato.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituídos de 2 distritos: São Raimundo Nonato e Curral Novo.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Curral Novo, pela lei estadual nº 2363, de 05-12-1962, desmembrado de São Raimundo Nonato. Sede no antigo distrito de Curral Novo ex-povoado. Constituído do distrito sede.

Pela resolução do Senado Federal de 25-04-1966, é extinto o município de Dom Inocêncio ex-Curral Novo, sendo seu território anexado ao município de São Raimundo Nonato, Curral Novo como, simples distrito.

Pela Lei Estadual nº 4206, de 07-06-1988 o Distrito de Curral Novo foi desmembrado do município de São Raimundo Nonato e elevado à categoria de município com a denominação de Dom Inocêncio. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE