Centro-Oeste Região de Tangará da Serra

Tudo sobre Sapezal

Guia completo, dados e turismo em Mato Grosso.

População (2022)
28.944
PIB Total
R$ 6,98 Bi
Per Capita
R$ 241.111,49
Área (km²)
13.624,200
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

Julho

O clima é mais ameno e as chuvas são escassas, proporcionando melhores condições para passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada tranquila e segura para turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Sapezal, localizado em Mato Grosso, é um município que encanta com sua rica história e belezas naturais. Com uma população de 28.944 habitantes, a cidade surgiu a partir das iniciativas do desbravador André Antonio Maggi, e seu nome é uma homenagem ao rio Sapezal, que atravessa a região. O município é cercado pelo bioma Cerrado, oferecendo aos visitantes uma oportunidade única de explorar a flora e fauna local.

Principais Atrações

Rio Sapezal

Um belo rio que oferece opções de pesca e passeios de barco, ideal para os amantes da natureza.

Cerrado Brasileiro

Área de preservação do bioma Cerrado, onde é possível realizar trilhas e observar a fauna local.

Dúvidas Comuns

? Qual é a cidade mais próxima com infraestrutura de turismo?

A cidade de Tangará da Serra é a mais próxima e oferece opções de hospedagem e serviços turísticos.

? Como chegar a Sapezal?

O acesso pode ser feito pela BR-163, que liga Sapezal a outras capitais e cidades do estado.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Sapezal?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

A formação do núcleo urbano de Sapezal está ancorada numa proposta de colonização do Sr° André Antonio Maggi, que foi desbravador do municipio e deu esta denominação à cidade em referência ao rio Sapezal.

O rio Sapezal deságua no rio Papagaio, pela margem esquerda, que por sua vez joga suas águas no Juruena. O sapé, que dá nome ao rio, é planta da família das gramíneas, conhecida por sua propriedade de servir de cobertura de ranchos.

Histórico: O território de Sapezal foi amplamente cortado por viajantes e aventureiros a partir do séc. XVIII.Passou pela região a expedição de Mal. Rondon que instalou a linha telegráfica cortanto o Brasil. Mas, a Colonização só veio a partir da abertura da fronteira agrícola Mato-grossense. As distâncias entre as fazendas variavam de 40 a até 100 Km. As estradas que ligavam as fazendas umas às outras eram, na verdade, picadas abertas no cerrado pelos próprios colonos, o que dificultava a formação de um centro de maior povoamento. Os pioneiros foram colonos sulistas, a maior parte vinda do Norte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná que chegaram nas décadas de 70 e 80. Citamos alguns: Paulino Abatti, Ricardo Roberto, Arno Schneider, Ademar Rauber, Eriberto Dal?Maso, Elenor Dal?Maso, Írio Dal?Maso, Mauro Paludo, familia Scariote e outros. A formação do núcleo urbano de Sapezal está ancorada em uma proposta de colonização do Sr° André Antonio Maggi, que deu esta denominação à cidade em referência ao Rio Sapezal. A atual zona urbana começou a ser povoada com a abertura da estrada MT ? 235 (Estrada Nova Fronteira) e do Loteamento da Cidezal Agrícola, de propriedade de André Antônio Maggi, em meados de 1987.

O município de Sapezal foi criado pela Lei Estadual nº 6.534, de 19 de setembro de 1994, sendo primeiro prefeito André Antonio Maggi.

Dependência Genealógica: O Município de Cuiabá deu origem ao Município de Nossa Senhora da Conceição do Alto Araguaia Diamantino (Diamantino), que deu origem ao Município de Campo Novo do Parecis, do qual originou-se o Município de Sapezal.

Fonte: Prefeitura Municipal de Sapezal

Autor do Histórico: MATEUS JOÃO WEBER