Sudeste Região de São João Nepomuceno - Bicas

Tudo sobre Senador Cortes

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
2.240
PIB Total
R$ 38,04 Mi
Per Capita
R$ 16.979,91
Área (km²)
98,300
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

Neste mês, as temperaturas são amenas e as chuvas são menos frequentes, proporcionando um clima agradável para explorar a cidade e seus arredores.

🛡️

Segurança

Senador Cortes é considerada uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, ideal para famílias e viajantes que buscam sossego.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Senador Cortes é uma charmosa cidade de Minas Gerais, inserida na rica Mata Atlântica, com uma história que remonta ao final do século XIX e uma forte cultura cafeeira. Seu povo caloroso, as belezas naturais e o legado histórico tornam este destino um lugar encantador para se visitar.

Principais Atrações

Cafeeiras Históricas

Visite as antigas plantações de café que marcaram a história e a economia da região, com possibilidade de degustações e passeios guiados.

Praça Central

Um espaço agradável para relaxar e apreciar a cultura local, frequentemente recheada de eventos comunitários.

Mirante do Monte Verde

Um local privilegiado para vistas deslumbrantes da Mata Atlântica e da cidade, perfeito para os amantes da natureza e fotografia.

Dúvidas Comuns

? Quais são as principais atividades para fazer em Senador Cortes?

Entre as atividades, destacam-se visitas às antigas fazendas de café, trilhas na mata e eventos culturais na praça central.

? Como chegar em Senador Cortes?

Senador Cortes pode ser acessada de carro pela MG-129, a partir de cidades vizinhas como Mar de Espanha.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Senador Cortes?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Senador Cortes

Minas Gerais - MG

Histórico

Originado nos fins do século XIX como núcleo urbano, com uma vasta produção cafeeira, o povoado de São Sebastião do Monte Verde teve como os primeiros desbravadores os irmãos Senra, Cristóvão José de Souza, Major Salgado, Nicolau Gerra, Major Manoel Augusto e Padre Manoel de Souza Lima.

No início da história de "São Sebastião do Monte Verde" a produção de café era a base da economia do lugar que desenvolveu muito lentamente. O café produzido era transportado em lombo de burros para o Distrito de Santo Antônio do Chiador, também distrito de Mar de Espanha, e daí enviado para o Rio de Janeiro pelas stradas de rodagem e a partir de 1869, pela Estrada de Ferro Dom Pedro II.

Gentílico: senadorcortense

Formação Administrativa

O distrito de Senador Cortes, antigo povoado de São Sebastião do Monte Verde, pertencente ao Município de Mar de Espanha, foi elevado à condição de distrito daquele Município pela Lei nº 2.843 de 24 de outubro de 1881, Lei revogada posteriormente pela Lei nº2.938 de 23 de setembro de 1882.

O distrito foi criado novamente por Lei nº 3.221 de 11 de outubro de 1884, continuando a pertencer à Mar de Espanha.

Na primeira metade do século XX, o distrito de São Sebastião do Monte Verde passou por algumas alterações toponímicas. Na divisão administrativa de 1903, o distrito já figurava com o nome de Monte Verde. O nome de Senador Cortes foi fixado pela Lei nº 1.058 de 31 de dezembro de 1943, e o Município e a cidade foram criados pela Lei nº 2.764 de 30 de dezembro de 1962, em homenagem a importante político nascido naquele local, Senador Agostinho Cesário de Figueiredo Cortes.

Atualmente, pertence à comarca de Mar de Espanha.

Fonte: IBGE. Arquivos da Agência do IBGE em Bicas (MG)

Autor do Histórico: LEONARDO LUIZ CABRAL