Sudeste Região de Ubá

Tudo sobre Senador Firmino

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
7.716
PIB Total
R$ 106,78 Mi
Per Capita
R$ 13.838,39
Área (km²)
166,500
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

O clima é mais ameno, ideal para trilhas e passeios ao ar livre, além de ocorrer a festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada tranquila, com baixo índice de criminalidade, proporcionando segurança aos visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Senador Firmino é uma encantadora cidade localizada em Minas Gerais, cercada pela exuberância da Mata Atlântica. Com uma rica história que remonta ao século XVIII, seu charme é um convite para quem deseja explorar o passado e as belezas naturais da região. A cidade possui uma população de aproximadamente 7.716 habitantes e é banhada pelo rio Turvo, que confere ainda mais beleza ao seu cenário.

Principais Atrações

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Uma das primeiras edificações da cidade, construída em 1753, é um marco histórico e religioso, com arquitetura colonial impressionante.

Rio Turvo

Um dos principais atrativos naturais da cidade, ideal para caminhadas, piqueniques e atividades aquáticas em meio à natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Senador Firmino?

A melhor época é em maio, quando o clima está ameno e ocorrem festividades locais.

? Quais atividades são recomendadas na cidade?

Recomenda-se visitar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e explorar as margens do Rio Turvo.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Senador Firmino?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

O povoamento da região prendeu-se ao descobrimento das minas do sertão de Guarapiranga, nos primórdios do século XVIII, por Bento Fernandes Furtado, filho do memorável sertanista Salvador Fernandes Furtado de Mendonça. O núcleo primitivo formou-se nas proximidades da Mina do Rocha, e somente teve real desenvolvimento depois da expulsão dos índios, em meados do mesmo século. Daí chamar-se o lugarejo nascente, primitivamente, de Rocha.

Com a edificação da primeira capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, iniciada em 1753, passou a denominar-se Nossa Senhora da Conceição do Turvo e, com elevação à categoria de distrito, em 19 de dezembro de 1865 pela Lei nº 1 262, teve o seu nome encurtado para Conceição do Turvo. O qualificativo ?do Turvo? ocorre por conta do rio Turvo, que banha grande parte do município, inclusive a sede. A edificação da matiz por um padre suiço, Jacinto Teófilo Trombert, com a prerrogativa da celebração do Jubileu, em 1869, celebrizou a sede municipal.

O distrito foi subordinado, inicialmente, ao de Piranga e, posteriormente a Ubá. Era denominado Conceição do Turvo. A emancipação ocorreu por força do decreto-Lei estadual 148, de 17 de dezembro de 1938, passando a denominá-lo Senador Firmino e fazendo compor o novo município os distritos da sede, de Brás Pires e Dores do Turvo.

Com sua elevação à categoria de cidade, teve a sua denominação alterada para SENADOR FIRMINO. Teria sido uma homenagem ao Senador do Império Firmino Rodrigues da Silva, nascido em Niterói em 20-10-1815 e falecido em Paris em 04-06-1879, onde encontrava-se restabelecendo a sua saúde. Foi ele, antes do cargo de senador, juiz na vizinha comarca de Piranga, tendo ali se casado. Daí a homenagem do Governo de Minas.

Gentílico: Firminense

Situado na mesorregião da Zona da Mata, na Microrregião geográfica de Ubá, com 166,2 km2, limita-se com os municípios de Brás Pires, Divinésia, Dores do Turvo, Paula Cândido , Presidente Bernardes e Ubá.

Fonte: Informações Básicas(IBGE)

Autor do Histórico: JOSÉ ANTÔNIO FELIPPE