Sudeste Região de Bragança Paulista

Tudo sobre Socorro

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
40.122
PIB Total
R$ 1,12 Bi
Per Capita
R$ 27.920,32
Área (km²)
449,000
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

O clima ameno e as festividades locais tornam setembro uma época perfeita para visitar Socorro, com paisagens exuberantes e eventos culturais ricos.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para turistas, com baixa criminalidade e boa recepção pela população local.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Socorro, localizada no interior de São Paulo, é uma cidade encantadora com uma rica história ligada ao ciclo das bandeiras. Com sua população de 40.122 habitantes, ela se destaca pela beleza da Mata Atlântica e pela hospitalidade de seu povo. Venha explorar as belezas naturais, cultura e tradições que a cidade tem a oferecer!

Principais Atrações

Cascata do Monjolinho

Uma bela cachoeira localizada em meio à natureza, ideal para um dia de piquenique e contemplação.

Matriz de Nossa Senhora do Socorro

Igreja histórica que remonta ao período de colonização e celebração de várias festas religiosas na cidade.

Parque Monjolinho

Um parque ideal para caminhadas, passeios de bicicleta e contato com a natureza, oferecendo uma linda vista da região.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Socorro?

A melhor época para visitar Socorro é entre setembro e novembro, quando o clima está mais ameno e as paisagens estão exuberantes.

? O que fazer em Socorro?

Além de visitar as cachoeiras e parques, você pode aproveitar atividades de ecoturismo, como trilhas, rafting e passeios de bicicleta.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Socorro?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

SOCORRO

SÃO PAULO

HISTÓRICO

O povoamento de Socorro está intimamente ligado ao segundo ciclo de estradas e bandeirantes e por habitantes de Atibaia e regiões vizinhas que ali se fixaram no início do século XIX.

Embora tenha sido colonizada a partir de 1738, com o estabelecimento de fazenda de criação, foi no início do século XIX que se formou a povoação, quando habitantes da região edificaram uma capela, sob a proteção de Nossa Senhora do Socorro, ao lado da qual começavam a construir algumas casas, destacando-se o Capitão Roque de Oliveira Dorta, como um dos principais fundadores.

Motivada pela distância da capela à sede paroquial, a população do bairro do Rio Peixe, como era conhecida, requereu o provisionamento em capela curada, sendo atendida em 1829.

A então povoação de Nossa Senhora do Socorro do Rio do Peixe, primeiramente em território do Município de Atibaia, passou para o de Bragança quando este foi criado.

A localidade foi elevada à Freguesia (Distrito) em 1838 e, por Lei Provincial de 1871, à categoria de Município, simplificando o seu nome para Socorro.

Recentemente, Socorro passou a ser considerada como Estância Turística, pelo Governo do Estado.

GENTÍLICO: SOCORRENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito de Socorro, criado por Lei Provincial nº 17, de fevereiro de 1838.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Socorro, por Lei Provincial nº 29, de março de 1871. Desmembrado de Bragança. Constituído do Distrito sede. Socorro. Sua instalação verificou-se no dia 14 de janeiro de 1873.

Cidade por Lei Provincial nº 20, de 17 de março de 1883.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, o Município de Socorro se compunha de 1 único Distrito, Socorro.

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073 de 31 de março de 1938, o Município de Socorro compreende o único termo judiciário da comarca de Socorro e figura com 1 só Distrito, Socorro.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Socorro é composto de 1 único Distrito: Socorro e é termo da comarca de Socorro, formada de 1 único termo, Socorro.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Socorro ficou composto de 1 só Distrito, Socorro.

Assim permanecendo nos quadros territoriais fixados pelas Leis nos 233, de 24-XII-48 e 2456, de 30-XII-53, para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-53 e 1954-58.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.

Fonte: IBGE