Centro-Oeste Região de Sinop

Tudo sobre Terra Nova do Norte

Guia completo, dados e turismo em Mato Grosso.

População (2022)
10.616
PIB Total
R$ 502,31 Mi
Per Capita
R$ 47.316,13
Área (km²)
2.717,000
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

Junho

Nesta época, o clima é mais ameno e as chuvas são menos frequentes, facilitando a exploração das belezas naturais e atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada tranquila, com baixos índices de criminalidade, proporcionando uma boa sensação de segurança para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Terra Nova do Norte, localizada no coração da Amazônia mato-grossense, é uma cidade que combina natureza exuberante com um rico histórico de colonização. Com uma população de 10.616 habitantes, essa pequena cidade é ideal para os amantes do ecoturismo e da cultura local.

Principais Atrações

Reserva Extrativista Baía do Falso

Um espaço de preservação que destaca a rica biodiversidade da região, ideal para passeios ecológicos e observação de fauna.

Ribeirão do Sucuri

Um dos pontos naturais mais belos, com águas cristalinas, perfeito para um piquenique ou um dia de pesca.

Centro Cultural da História de Terra Nova

Espaço dedicado à história da colonização, com fotos e documentos que contam a trajetória do município.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Terra Nova do Norte?

A melhor época para visitar é durante o mês de junho, quando o clima é mais favorável.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, existem pousadas e hotéis que atendem a diversos estilos e orçamentos.

? Quais atividades podem ser feitas na região?

Os visitantes podem explorar trilhas ecológicas, realizar passeios de barco e visitar pontos históricos.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Terra Nova do Norte?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Terra Nova do Norte

Mato Grosso - MT

Histórico

A formação histórica do nome de Terra Nova do Norte vem da migração de sem-terras da região gaúcha de Nonoai, Planalto, Tenente Portela, Miraguaí e Guarita. Expulsos das terras indígenas Kaingang, os posseiros foram atendidos pelo Estado do Rio Grande do Sul, juntamente com o governo federal.

Em 1978, a solução foi levar os desabrigados para a região do futuro município de Terra Nova do Norte, em Mato Grosso.

O trabalho de abertura prévia da região, preparação das infraestruturas e transporte, nos primeiros dias, foram confiados à Cooperativa Agrária de Canarana, com sede em Canarana. Foram destinados 435 mil hectares de terras para os assentamentos. A Coopercana abriu 1.062 lotes em 9 agrovilas.

O pastor luterano Norberto Schwantes utilizou de um eficiente serviço de orientação aos colonos, dispondo de equipe técnica em agropecuária. Mas a precariedade do lugar de abertura e o clima ainda estranho dificultaram os primeiros dias de migração, tumultuada pela pressa do socorro. A BR-163, única via de acesso, se encontrava então em fase de abertura.

O núcleo central dos assentamentos tomou a denominação de "Terra Nova", para mostrar o ambiente de novidade dos assentamentos: a região amazônica. Era uma descoberta que se processava. O termo "Norte" servia para distinguir a cidade nova, em formação, de outros municípios já criados nos Estados de Pernambuco e Bahia.

Apareceu ouro na nova terra. Os garimpos desmantelaram as frágeis estruturas colonizadoras ainda em fase de montagem. É notória a desorganização garimpeira. A malária ceifou vidas de forma avassaladora.

Em 1981, a agrovila Esteio ficou reduzida a 16 famílias, e a 3 a de Xanxerê. No entanto, novas levas de colonos foram chegando e a experiência foi ensinando a viver com território desmembrado do município de Colíder.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Terra Nova (ex-povoado), pela lei estadual nº 4397, de 24-11-1981, com terras desmembradas dos distritos de Colíder e Itaúba, subordinado ao município de Colíder.

Em divisão territorial datada de territorial 1-VII-1983, o distrito de Terra Nova figura no município de Colíder.

Elevado à categoria de município com a denominação de Terra Nova do Norte, pela lei estadual nº 4995, de 13-05-1986, desmembrado do município de Colíder. Sede no atual distrito de Terra Nova do Norte (ex-Terra Nova). Constituído do distrito sede. Instalado em 31-12-1986.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 4 distritos: Terra Nova do Norte, Miraguaí do Norte, Nonoai do Norte e Nona Agrovila.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alteração toponímica distrital

Terra Nova para Terra Nova do Norte, alterado pela lei estadual nº 4995, de 13-05-1986.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios