História Teutônia

HISTÓRIA

A história de Teutônia está relacionada com a da imigração alemã, iniciada em 1824, com a criação da Colônia Alemã de São Leopoldo e a chegada dos primeiros colonizadores. Antes disso, a região era ocupada por indígenas da tribo Guaianazes, pertencentes à nação Tupi-guarani.

A idéia de criar a Colônia de Teutônia foi do comerciante atacadista Carlos Schilling que, em 1858, adquiriu terras devolutas para dar início ao seu projeto. Logo iniciou a venda de lotes, cada um com 500 braças quadradas. Para fazer frente às crescentes despesas do investimento, Carlos Schilling criou, junto com outros sócios, a "Empresa Colonizadora Carlos Schilling, Lothar de la Rue, Jacob Rech, Guilherme Kopp e Companhia". Em 26 de novembro de 1861, esta empresa adquiria mais uma área de terra para o acesso a nova colônia. Área esta pertencente ao então município de Taquari. Em 1862 a referida empresa nomeou o agrimensor Lothar de la Rue como diretor da Colônia, com o objetivo, entre outros, de executar os serviços de medição das terras.

Durante a Guerra do Paraguai, uma comissão de suíços e alemães, estabelecidos na província argentina de Corrientes, sem esperança de prosperar, percorreu os núcleos coloniais do Rio Grande do Sul, optando por transferir-se para a Colônia de Teutônia.

Nos anos de 1865/1866 chegaram a Teutônia os primeiros colonos, boa parte vinda da antiga zona colonial de São Leopoldo, alguns de Santa Catarina e outros diretamente da Alemanha (Pomerânia, Saxônia, Boêmia, Silésia) e da colônia frustada de São Carlos, na Argentina.

Em 1868, com a saída de La Rue, Carlos Arnt assumiu a direção da Colônia. Nesse mesmo ano, a chegada de 41 imigrantes Westphalianos deu novo impulso ao processo de desenvolvimento da região.

Sobre a formação das primeiras comunidades, sabe-se que a primeira picada aberta em Teutônia foi a "Gluck Auf", ou seja, "Picada da Boa Sorte" (hoje bairro Canabarro), que contava com 48 lotes já no ano de 1858. Em 1860 foi aberta a Picada Hermann (Linha Germano), com 56 lotes e, em 1865, a Picada Boa Vista, com 52 lotes, seguindo-se a Picada Frank, em 1868, com 92 lotes. De 1869 a 1870: Picada Schmidt, Picada Clara e Picada Welp, com 49, 23 e10 lotes, respectivamente. Outras picadas foram abertas entre 1872 a 1878, como a Picada Catarina.

A população, naquela época, já estava em 2.241 pessoas, constituída por 386 famílias.

Desde então, o atual Município de Teutônia passou por um notório processo de desenvolvimento econômico e social, acelerado a partir de 24 de maio de 1981, com o advento da emancipação política, e que perdura até os dias atuais.

CARACTERÍSTICAS

O município foi emancipado em 24 de maio de 1981, criado pela Lei 7.542, de 5 de outubro do mesmo ano, e instalado oficialmente em 31 de janeiro de 1983.

A população total do município era de 25.105 habitantes, de acordo com a Contagem da População do IBGE (2007).

Sua Área é de 179 km² representando 0.0666% do Estado, 0.0318% da Região e 0.0021% de todo o território brasileiro.

Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.816 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000).

Gentílico: Teutoniense

Microrregião: Lajeado-Estrela

Mesorregião: Centro Oriental Rio-Grandense

Altitude da Sede: 100 m

Distância da Capital: 85,52Km

- Aspectos Físicos

Teutônia limita-se com os municípios de Imigrante, Westfália, Estrela, Colinas, Fazenda Vilanova, Paverama, Poço das Antas, Barão, Boa Vista do Sul e Maratá.

O relevo é marcado por áreas onduladas. A maior altitude é de 600 metros, no Morro da Harmonia. O clima é subtropical. O território do município é banhado pelos arroios Boa Vista e Posses, que deságuam no Rio Taquari.

- Economia

Teutônia é a terceira economia entre os 39 municípios filiados à Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), de acordo com o índice de retorno do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A base da economia é a agropecuária com uma produção bastante diversificada. Na pecuária destaca-se a bovinocultura leiteira, a avicultura, a suinocultura e a criação de aves de postura. A principal cultura é o milho, seguindo-se de produtos de subsistência como feijão, aipim, batata e hortaliças. A produção de lenha (acácia e eucalipto) também merece destaque.

Uma característica das propriedades rurais é o minifúndio, com a média de 8,8 hectares por propriedade.

O setor industrial é liderado pela indústria alimentícia e pela indústria calçadista, seguidas pelos setores de esquadrias, moveleiro, metalúrgico e lapidação de pedras.

- Cultura

No âmbito cultural, o município destaca-se pelo excelente desempenho na música. São mais de 40 sociedades organizadas de canto coral, além da música instrumental, representada pela Orquestra Municipal de Teutônia. Existe ainda o Coro Municipal, diversos Grupos de Danças Folclóricas, Teatro e o Centro Cultural 25 de Julho.

Também destacam-se os eventos como o Natal "Luzes do Deus Menino", na Páscoa a Paixão de Cristo, o Encontro de Carros Antigos, o encontro de motociclistas "Teutomoto", shows e espetáculos, além da Festa de Maio, que acontece a cada dois anos, celebrando o aniversário de Teutônia.

O município é responsável pela criação oficial da primeira rota turística, a Rota Germânica, que se constitui de 14 pontos de visitação. Nesses pontos, pode-se conhecer um pouco mais da cultura germânica, através das tradições que ainda hoje são cultivadas, como é o caso do sapato-de-pau, ou do Empreendimento Matinho, local para desfrutar da gastronomia típica germânica. Também fazem parte da Rota Germânica o engenho Quatro Ventos, a Caprinocultura Kreimeier, o Teuto Brick, a Pousada Recanto do Riacho, a Comunidade Típica Alemã de Linha Clara, o Antick Haus Bergmann, o Pesque-pague Stahlhöffer, Champy Empreendimentos, Soll Cogomelos, Artesanato e Floricultura Musskopf, Lagoa da Harmonia, além do Centro Administrativo.

O Centro Administrativo, cartão de visita do município, foi construído numa quadra central de 14.000 m² de terrenos planos em nível mais elevado, o que lhe dá uma bela vista panorâmica. A construção perfaz mais de 5.800 m² construídos em 64 módulos, com estilo arquitetônico que lembra o estilo arquitetônico enxaimel, perpetuando a gratidão do povo de Teutônia aos seus antepassados. Nos quatro quadrantes ajardinados existem: O Relógio de Flores (a noroeste), símbolo da pontualidade do povo germânico, o Museu Henrique Uebel (à sudoeste), que guarda objetos centenários dos 1º imigrantes, inclusive os 7 instrumentos do Homem Orquestra, que os tocava simultaneamente, obra única no mundo; o Lago no formato do mapa do Município (à sudeste); e à nordeste a praça das tradições, onde localizam-se o enorme par de Sapatos de Pau, símbolo dos colonizadores Westphalianos, o poço dos milagres, uma moenda e um forno a lenha.

O centro foi construído em 1986, estando localizado no Centro geográfico dos Bairros de Canabarro e Languiru. Sedia, além da Prefeitura Municipal, órgãos públicos e de prestadores de serviços.

O Lago da Harmonia, a 500m de altura aproximadamente, é outro ponto turístico.

Fonte: IBGE PREFEITURA MUNICIPAL FAMURS REGIÃO DOS VALES

Autor do Histórico: JONES DOMINGO BIANCHETTI



Hospedagem Teutônia

Hotéis Teutônia Pousadas Teutônia Campings Teutônia Albergues / Hostels Teutônia Chalés Teutônia Spas e Resorts Teutônia

Demografia Teutônia

Bioma: Mata Atlântica

Densidade: 152,68 Habitantes por Km²

Gentílico: teutoniense

População (em 2010): 27.272 Habitantes

Unidade Territorial: 178,625 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Teutônia? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Rio Grande do Sul para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do Tempo Teutônia


Descubra tudo sobre Teutônia. Previsão do tempo Teutônia. Localização Teutônia. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores Cidades Rio Grande do Sul

» Porto Alegre (1409351 Hab.)
» Caxias do Sul (435564 Hab.)
» Pelotas (328275 Hab.)
» Canoas (323827 Hab.)
» Santa Maria (261031 Hab.)
» Gravataí (255660 Hab.)
» Viamão (239384 Hab.)

» Novo Hamburgo (238940 Hab.)
» São Leopoldo (214087 Hab.)
» Rio Grande (197228 Hab.)
» Alvorada (195673 Hab.)
» Passo Fundo (184826 Hab.)
» Sapucaia do Sul (130957 Hab.)
» Uruguaiana (125435 Hab.)

» Santa Cruz do Sul (118374 Hab.)
» Cachoeirinha (118278 Hab.)
» Bagé (116794 Hab.)
» Bento Gonçalves (107278 Hab.)
» Erechim (96087 Hab.)
» Guaíba (95204 Hab.)
» Cachoeira do Sul (83827 Hab.)


Pacotes de viagens no Rio Grande do Sul

Pacotes de Viagens para Rio Grande do Sul

Bandeira do estado do Rio Grande do Sul

Bandeira do estado do Rio Grande do Sul

Mapa Teutônia