Sul Região de Curitiba

Tudo sobre Tijucas do Sul

Guia completo, dados e turismo em Paraná.

População (2022)
17.621
PIB Total
R$ 576,42 Mi
Per Capita
R$ 32.711,93
Área (km²)
672,200
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

Abril é ideal para visitar Tijucas do Sul devido ao clima ameno e à beleza das paisagens, que estão em seu auge após as chuvas do verão.

🛡️

Segurança

Relativamente seguro, tome precauções comuns.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Tijucas do Sul é um município encantador localizado no estado do Paraná, cercado pela exuberância da Mata Atlântica. Com uma população de 17.621 habitantes, a cidade é rica em história e cultura, refletindo as tradições dos mineradores bandeirantes que se estabeleceram na região no século XVII. Venha descobrir suas belezas naturais e seu patrimônio histórico!

Principais Atrações

Caminho da Aventura

Um parque ecológico que oferece trilhas e atividades ao ar livre, ideal para amantes da natureza e práticas de esportes radicais.

Igreja Nossa Senhora das Dores

Um das principais construções históricas da cidade, datada de 1882, que reflete a arquitetura colonial e a fé da comunidade local.

Tijucas do Sul Eco Park

Um espaço verde com diversas opções de lazer, como piqueniques, caminhadas e contato com a fauna e flora da região.

Dúvidas Comuns

? Qual a principal atividade turística em Tijucas do Sul?

As atividades ao ar livre, incluindo trilhas, passeios ecológicos e visita a pontos históricos.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Tijucas do Sul possui pousadas e hotéis que atendem diferentes faixas de preço.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Tijucas do Sul?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Tijucas do Sul Paraná _ PR

Histórico

O atual Município de Tijucas do Sul, não obstante ter sido criado há pouco mais de 30 anos, pertenceu à região dos Campos Gerais de Curitiba, onde, a partir da segunda metade do século XVII, mineradores bandeirantes, vicentistas e portugueses, em suas penetrações à procura de ouro, estabeleceram-se em arraiais, sendo que, alguns desses arraiais serviram de base para o surgimento de pequenos Povoados que, com o passar dos anos, transformaram-se em Vilas e Cidades.

Arraial Grande foi um dos núcleos fundados por mineradores, do qual se originaram, o povoamento efetivo de Curitiba, o atual Município de São José dos Pinhais e deste, o de Tijucas do Sul.

Apesar de sua antiguidade, a colonização efetiva do Povoado operou-se de maneira lenta e demorada, pois somente em 1882, foi criada no local, uma Freguesia sob a invocação de Nossa Senhora das Dores, com a denominação de Ambrósios, como parte integrante do Município de São José dos Pinhais.

O mais marcante episódio da história de Tijucas do Sul, ocorreu no seu território, na época ainda uma simples Freguesia. Por ocasião da Revolução Federalista, quando o 8º Batalhão de Cavalaria, vindo de Curitiba com destino às fronteiras de Santa Catarina, a fim de tomar posição em defesa dos legalistas, para enfrentar os revolucionários vindos do Rio Grande do Sul, em outubro de 1893, acampou na Povoação, onde encontrou as casas abandonadas, pois os moradores, temeroso, haviam fugido na véspera. O local foi palco de sangrentos combates entre as forças legalistas e as revolucionárias e que somente teve fim com a capitulação dos legalistas, assinada em janeiro de 1894.

Com o término dos conflitos, surgiu ali uma nova Povoação que, pelo Decreto-Lei Estadual nº 7573, de 20 de outubro de 1938, tomou o nome de Tijucas, sendo novamente alterado em 30 de dezembro de 1943, pelo Decreto-Lei nº 199, quando passou a denominar-se Aruatã.

Sem chegar a ser Distrito, o Povoado foi elevado a Município, em 1951, com a denominação de Tijucas do Sul, desmembrado do de São José dos Pinhais.

A denominação do Município foi dada em virtude da existência, no local, de atoleiros e lamaceiros formados pelo barro preto que os indígenas chamavam de TIJUCA.

Gentílico: tijucano-do-sul ou tijucano

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de São José dos Pinhais, o distrito de Ambrósio.

Pelo decreto-lei estadual n.º 7573, de 20-10-1938, o distrito de Ambrósio passou a denominar-se Tijucas.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito já denominado Tijucas figura no município de São José dos Pinhais.

Pelo decreto-lei estadual n.º 199, de 30-12-1943, o distrito de Tijucas passou a denominar-se Aruatã.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Aruatã permanece no município de São José dos Pinhais.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Aruatã permanece no município de São José dos Pinhais.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tijucas do Sul, pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado de São José dos Pinhais. Sede no distrito de Aruatã ex-povoado. Constituído de 2 distritos: Tijucas do Sul e Agudos do Sul ex-Agudos, desmembrado de São José dos Pinhais. Instalado em 14-12-1952.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Tijucas do Sul e Agudos do Sul.

Pela lei estadual n.º 4245, de 25-07-1960, desmembra do município de Tijucas do Sul o distrito de Agudos do Sul. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alterações Toponímicas Distritais:

Ambrósio para Tijucas alterado, pela lei estadual n.º 7573, de 20-10-1938.

Tijucas para Aruatã alterado, pelo decreto-lei estadual n.º 199, de 30-12-1943.

Aruatã para Tijucas do Sul alterado, pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951.

Fonte: IBGE