Sudeste Região de Três Rios - Paraíba do Sul

Tudo sobre Três Rios

Guia completo, dados e turismo em Rio de Janeiro.

População (2022)
78.346
PIB Total
R$ 6,35 Bi
Per Capita
R$ 81.027,40
Área (km²)
326,100
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

O clima nesta época é ameno e as chuvas são menos frequentes, proporcionando condições perfeitas para atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Considerada uma cidade tranquila, mas é sempre recomendável estar atento aos pertences pessoais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Três Rios, um encantador município localizado no estado do Rio de Janeiro, cercado pela exuberância da Mata Atlântica. Com uma rica história que remonta ao século XVI, Três Rios é um destino que combina belezas naturais e um passado fascinante. Explore suas paisagens deslumbrantes e mergulhe na cultura local!

Principais Atrações

Caminho dos Escravos

Um percurso histórico que retrata o passado colonial da região e oferece vistas deslumbrantes.

Praça São Sebastião

O coração da cidade, ideal para relaxar e apreciar a arquitetura local.

Parque Natural Municipal de Três Rios

Uma reserva de Mata Atlântica, perfeita para caminhadas e contato com a natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Três Rios?

Três Rios é acessível de carro pela BR-040 e também possui opções de ônibus intermunicipais que conectam a cidade ao Rio de Janeiro e outras localidades.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Três Rios oferece diversas opções de hospedagem, desde pousadas familiares até hotéis confortáveis.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Três Rios?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Três Rios

Rio de Janeiro - RJ

Histórico

Território onde se encontra o atual Município de Três Rios era primitivamente denominado Paraíba Nova.

Sabe-se que em 1597, Martim Corrêa de Sá, filho de Salvador de Sá, passou pela região, utilizando o itinerário marítimo-terrestre, via Parati, para alcançar as "Minas Novas" ou "Minas Gerais", o que em parte, presume-se, contribuiu para seu desbravamento.

Foi entretanto nos primeiros decênios do Século XVIII, segundo crônica da época, que Pedro Dias Paes Leme, continuando a obra de seu pai, Garcia Paes Leme, fez construir, dedicada à Nossa Senhora do Monte Serrat, uma capela em terras do atual Distrito de Afonso Arinos. Mais tarde, ali se instalaria o destacamento efetivo do "Registro", com a missão de impedir o contrabando de ouro e diamante e de arrecadar os direitos reais da "Passagem".

Enquanto essa região era colonizada, outra surgia em conseqüência da fundação, pelo legendário capitão Tira-Morros, José Antônio Barbosa, de uma fazenda, a que deu o nome de Bemposta.

Em decorrência de sua posição no itinerário da "Estrada Real", que ligava o Rio a Minas, novo núcleo populacional ali se formou. Uma capela foi erguida, tendo São Sebastião de Entre Rios como Padroeiro.

Até antes de 1858, o território do atual Distrito constituía apenas uma colônia dependente da Fazenda de Cantagalo, de propriedade de Antônio Barroso Pereira, 1.º Barão de Entre Rios.

Por essa época, seguindo com a estrada de rodagem Petrópolis-Juiz de Fora, Mariano Procópio adquiriu, do referido barão, 81.840 braças quadradas de terras, construindo a grande e suntuosa Estação de Entre Rios, que mais tarde acolheu a comitiva imperial, quando da inauguração, em 18 de março de 1858, do trecho nas terras do Município, da famosa União e Indústria.

Foi a partir da instalação dessa parada, com os melhoramentos introduzidos pela companhia concessionária da rodovia e com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro D. Pedro II, em 1867, que Entre Rios passou a desenvolver-se com o surgimento de ricas fazendas onde o elemento negro escravizado fazia a fortuna de seus proprietários.

Entretanto, é interessante notar-se que, apesar de todo o progresso observado na localidade de Entre Rios, apenas em 1890 foi esta elevada à categoria de Distrito, quando Bemposta (com o nome de Nossa Senhora da Conceição Bemposta) e Nossa Senhora de Monte Serrat (atual Afonso Arinos), receberam em 1855 e 1884, respectivamente, predicativos de paróquias ou freguesias e, portanto, de Distritos.

As condições de desenvolvimento propiciaram a emancipação, que ocorreu em 1938, recebendo o Município a denominação de Entre Rios, modificado em 1943 para Três Rios.

Gentílico: trirriense

Formação Administrativa

Freguesia criada com a denominação de Entre Rios, pelo or decreto estadual nº 114, de 13-08-1890, pela deliberação estadual de 21-08-1891 e decretos estaduais nº 1, de 08-05-1892 e nº 1-A, de 03-06-1892, no município de Paraíba do Sul.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Entre Rios, figura no município de Paraíba do Sul.

Assim permencendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado a categoria de município com a denominação de Entre Rios, pelo decreto estadual nº 634, de 14-12-1938, desmembrado de Paraíba do Sul. Sede no antigo distrito de Entre Rios. Constituído de 4 distritos: Entre Rios, Areal, Bemposta e Monte Serrat. Todos desmembrado do município de Paraíba do Sul. Instalado em 01-05-1939.

Pelo decreto-lei nº 1056, de 31-12-1938, o município de Entre Rios passou a denomina-se Três Rios. Sob o mesmo decreto-lei estadual nº 1056, de 31-12-1943, o municipio de Três Rios adquiriu o distrito de Afonso Arinos e ainda sob o mesmo decreto o distrito de Monte Serrá, foi extinto, sendo seu território anexado ao distrito de Afonso Arinos.

Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o município é constituído de 4 distrito: Três Rios, Afonso Arinos, Areal, Bemposta.

Pela lei nº 2382, de 18-01-1955, é criado o distrito de Serraria e anexado ao município de Três Rios. Em divisão territorial datada de I-VII-1955, o município é constituído de 5 distritos: Três Rios, Afonso Arinos, Areal, Bemposta e Serraria.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-Vll-1960.

Pelo decreto estadual n.º 99, de 30-01-1963, o distrito de Serraria passou a denominar-se Comendador Levy Gasparian.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 5 distritos: Três Rios, Afonso Arinos, Areal, Bemposta e Comendador Levy Gasparian.

Pela lei estadual nº 1923, de 23-12-1991, desmembra do município de Três Rios os distritos de Comendador Levy Gasparian e Afonso Arinos, para formar o novo município de Comendador Levy Gasparian.

Lei Estadual nº 1986, de 10 de abril de 1992, desmembra de Três Rios, o distrito de Areal, elevado a categoria de município.

Em "Síntese" de 31-XII-1994, o município é constituído de 2 distritos: Três Rios e Bemposta.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

Entre Rios para Três Rios, teve sua denominação alterada, por força do decreto-lei estadual nº 1056, de 31-12-1943.

Fonte: IBGE