Nordeste Região de Ipiaú

Tudo sobre Ubatã

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
16.094
PIB Total
R$ 223,94 Mi
Per Capita
R$ 13.914,63
Área (km²)
268,200
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

O clima é mais ameno e as chuvas são menos frequentes nesta época, permitindo aproveitar melhor as atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Moderado, é recomendado estar atento às suas pertenças e evitar áreas isoladas à noite.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Ubatã, localizada na Bahia, é uma encantadora cidade que mescla história, cultura e belezas naturais. Com uma população de 16.094 habitantes e rodeada pela exuberante Mata Atlântica, Ubatã é o destino perfeito para aqueles que desejam explorar o interior do estado e conhecer mais sobre suas tradições e paisagens.

Principais Atrações

Cascata do Limoeiro

Uma bela cachoeira cercada pela vegetação nativa da Mata Atlântica, ideal para um dia de lazer e contato com a natureza.

Museu Municipal de Ubatã

Espaço que preserva e divulga a história do município e da região, com diversas exposições que retratam a cultura local.

Praça Lúcio de Almeida

Praça central da cidade onde ocorrem eventos culturais e de lazer, com quiosques e área verde.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar em Ubatã?

A melhor forma de chegar em Ubatã é de carro, pela BR-330, que conecta a cidade a várias outras da região.

? Quais atividades posso fazer em Ubatã?

Além de visitar pontos turísticos, você pode fazer trilhas, visitar cachoeiras, e participar de festas e eventos locais.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Ubatã?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Ubatã

Bahia - BA

Histórico

O povoamento do atual Município de Ubatã teve início no ano de 1909, quando Severiano José Costa, Antônio Rebouças, João Teles, Manoel Eloi, Vicente Ferreira, Francisco Mendes Santos, João Cruz, Euzébio Lima se estabeleceram às margens do Rio de Contas e fundaram a povoação de Dois Irmãos.

Gentílico:

Formação Administrativa

A povoação de Dois Irmãos ficou pertencendo ao Distrito de Orajó, do Município de Camamu. Em 1918 o arraial foi elevado a Distrito de Paz, integrando o Município de Camamu.

Em 1932, passou a integrar o Município de Maraú, sendo mudada a sua denominação para São Sebastião. No ano seguinte voltou ao domínio de Camamu.

Em 1933, por força do Decreto-estadual n° 8.729, de 12 de dezembro do mesmo ano, foi desmembrado do Município de Orajó, passando a constituir o Distrito de Dois Irmãos, do de Rio Novo, atual Ipiaú.

Em 1952, por força da Lei estadual n° 514, de 12 de dezembro do mesmo ano, foi criado o Município de Ubatã e elevado à categoria de cidade, ocorrendo sua instalação em 7 de abril de 1955. Em virtude de não ter sido apresentada a aquiescência da Câmara de Vereadores de Ipiaú, sobre o desmembramento dos municípios recém-criados, perdeu Ubatã a sua condição de cidade, voltando a pertencer ao município de Ipiaú, conforme sentença do Supremo Tribunal Federal. Em 26 de setembro de 1955, voltou à categoria de cidade, de fato e de direito.

Pela Lei estadual nº 628, de 30 de dezembro de 1953, o município era composto de um único distrito: Ubatã.

Pela Lei nº 2.314 de 03 de março de 1966 foi criada a Comarca de Ubatã, compreendida pelos municípios de Ubatã e Ibirapitanga, ocorrendo a sua instalação a 7 de maio do mesmo ano.

Pela resolução nº 2/71 de 23.12.1971, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, foi a Comarca elevada à categoria de 2º Entrância, conforme publicado no Diário Oficial de 30.12.1971.

Alteração Toponímica

Pelo Decreto estadual n° 141, de 31 de dezembro de 1943, retificado pelo de n°12.978, de 1 º de julho de 1944, o Distrito de Dois Irmãos, depois de chamar-se Alfredo Martins, possou a denominar-se Ubatã.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: EDIGAR ALVES GOUVEIA