Sudeste Região de Caraguatatuba - Ubatuba - São Sebastião

Tudo sobre Ubatuba

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
92.981
PIB Total
R$ 2,71 Bi
Per Capita
R$ 29.102,09
Área (km²)
710,800
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

dezembro a março

É a época em que as temperaturas são mais amenas e as chuvas são escassas, tornando ideal para desfrutar das praias.

🛡️

Segurança

Ubatuba é uma cidade relativamente segura, mas é sempre bom ter precauções comuns como evitar áreas isoladas à noite.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Ubatuba é uma das joias do litoral paulista, cercada pela exuberância da Mata Atlântica e com uma rica história que remonta aos primeiros habitantes, os índios Tamoios. Com suas belas praias, trilhas na natureza e um centro histórico fascinante, Ubatuba é o destino perfeito para quem busca aventuras e cultura.

Principais Atrações

Praia do Prumirim

Uma das praias mais bonitas de Ubatuba, com areia clara, águas cristalinas e rodeada por uma vegetação tropical exuberante.

Aquário de Ubatuba

Um local interessante para aprender sobre a vida marinha local, com diversas espécies de peixes e animais aquáticos.

Forte da Praia de Itaguá

Um forte histórico que oferece uma rica perspectiva sobre a história da cidade e da colonização do Brasil.

Trilha das 7 Praias

Uma trilha que permite aos visitantes explorarem várias praias escondidas e apreciem as belezas naturais da região.

Dúvidas Comuns

? Qual é a temporada de alta temporada em Ubatuba?

A alta temporada em Ubatuba ocorre durante o verão, especialmente em janeiro e fevereiro, quando muitas famílias e turistas visitam a cidade.

? Ubatuba tem boas opções de hospedagem?

Sim, Ubatuba oferece uma ampla gama de opções de hospedagem, desde albergues e pousadas a hotéis de luxo.

? É seguro nadar nas praias de Ubatuba?

Sim, a maioria das praias de Ubatuba é segura para nadar, mas sempre verifique as condições e fique atento às orientações locais.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Rodoviária de Ubatuba
Telefone:(0xx12)3832-6912

Ver no Mapa →
✈️

Aeroporto de Ubatuba

UBT/SDUB

Endereço:

Endereço: Av. Guarani, 194
Telefone: (0xx12)3832-1992

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Ubatuba?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

UBATUBA SÃO PAULO

HISTÓRICO

Foram os índios Tamois os primeiros habitantes de Ubauba, que até início do século XVII, possuíam numerosos aldeias. Transcorreu ali, a Confederação dos Tamoois, levante indígena contra os colonizadores portugueses, causado por incentivo dos franceses (Nicolau Durand de Villegaignon) invasores do Rio de Janeiro.

Hans Staden, mercenário alemão, do forte português de São Jorge do Bertioga, ficou prisioneiro na aldeia de Iperoig. Depois dele, Padres Manoel da Nóbrega e José de Ancheita foram os primeiros brancos a visitar o aldeamento de Ubatuba, com o intuito de apaziguar os Tamoios. Nesse tempo, Anchieta escreveu o célebre "Poema à Virgem", nas areias de Ubatuba. Com hábil indicação desses padres, foi esabelecido em 1563, o tratado "A Paz de Iperoig".

Ubatuba, cujo topônimo decorre de "Ybá-tiba"- abundância de cana brava utilizada para confecção de flechas, foi fundada pelo Capitão e ouvidor Jordão Homem da Costa, natural da ilha portugueses Terceira, que com sua família e agregados, aqui se estabeleceram por volta de 1600. Levantou uma capela sob invocação de "Exaltação de Santa Cruz", iniciando, assim, a povoação local. Foram concedidas as primeiras sesmarias cabendo a Inocêncio de Inhatete e Miguel Gonçalves, em 1610, as terras que compõem o atual Município, entre os rios Marajaimirendiba e Ubatuba. Pouco tempo depois, em 1637, foi elevada à categoria de vila (Município), predominando em sua economia as culturas da mandioca e cana-de-açúcar, e ainda a pesca.

Durante a primeira metade do século XIX, o café foi o principal responsável pelo grande surto de desenvolvimento ocorrido e pelo seu porto era escoada a produção do Vale do Paraíba.

GENTÍLICO: UBATUBANO

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Vila Nova da Exaltação da Santa Cruz do Salvador de Ubatuba, em 1557.

Elevado à categoria com a denominação de Vila Nova da Exaltação da Santa Cruz do Salvador de Ubatuba, por provisão de 28 de outubro de 1637. Constituído do Distrito Sede. sua instalação verificou-se no dia 28 de outubro de 1635.

Obs.: O Diploma Legal que altera a denominação anterior para atual não foi localizado.

Cidade por lei provincial no 5, de 13 março de 1855.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, o Município de Ubatuba se compunha de 1 único distrito: Ubatuba, mantendo a denominação de Ubatuba.

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em divisões territorais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao decreto lei estadual no 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Ubatuba compreende o único têrmo judiciário da comarca de Ubatuba e figura com 1 distrito, Ubatuba.

No quadro fixado, pelo decreto estadual no 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939­1943, o Município de Ubatuba é composto de 1 único distrito: Ubatuba e é têrmo da comarca de Ubatuba, formada de 1 único têrmo Ubatuba.

Em virtude do decreto-lei estadual no 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Ubatuba ficou composto dos Distritos de Ubatuba e Picinguaba, e constitui o único têrmo judiciário da comarca de Ubatuba, a qual é formada pelo único Município de Ubatuba.

Aparece nos quadros fixados pelas leis nos 233, de 24-XII-48 e 2456, de 30-XII-53 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-53 e 1954-58, composto dos mesmos distritos: Ubatuba e Picinguaba.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o Município de Ubatuba é constituído de 2 Distritos Sede, Ubatuba e Picinguaba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1997.

Fonte: IBGE