Nordeste Região de Nazaré ¿ Maragogipe

Tudo sobre Vera Cruz

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
42.529
PIB Total
R$ 602,74 Mi
Per Capita
R$ 14.172,33
Área (km²)
299,700
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

dezembro a março

Durante os meses de verão, as temperaturas são mais agradáveis e as festas locais, como o Réveillon e o Carnaval, atraem visitantes que buscam cultura e diversão.

🛡️

Segurança

Moderada, com áreas seguras e outras que requerem precauções.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Vera Cruz, na Bahia, é uma encantadora ilha conhecida por sua rica história e belezas naturais, contando com a presença do bioma da Mata Atlântica. Explorar Vera Cruz é vivenciar uma parte importante da história do Brasil, desde a colonização pelos portugueses até a cultura indígena dos Tupinambás.

Principais Atrações

Igreja do Senhor da Vera Cruz

Uma das primeiras construções históricas da ilha, com arquitetura colonial e rica em artesanato local.

Praia do Forte

Uma bela praia de águas calmas e cristalinas, ideal para famílias e amantes de esportes aquáticos.

Vila de Baiacu

Uma charmosa vila que preserva a história da região e oferece um cenário pitoresco e tranquilo.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Vera Cruz?

A maneira mais comum é pegar um ferry boat a partir de Salvador, que leva cerca de 30 minutos.

? Quais são as principais atividades a se fazer em Vera Cruz?

Você pode aproveitar as praias, visitar pontos históricos, fazer trilhas na Mata Atlântica e conhecer a cultura local.

Como Chegar

✈️

Aeroporto de Vera Cruz

SNVR
Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Vera Cruz?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Vera Cruz

Bahia - BA

Histórico

Os registros históricos sobre a ilha destacam a vinda, em 1510, do navegador português Diogo Álvaro Corrêa, o Caramuru, que enamorado da índia tupinambá Paraguaçu, filha do cacique Taparica, casou-se com ela.

Os índios Tupinambás foram os primeiros habitantes da ilha, daí a origem do seu nome. Conta uma das lendas que Itaparica vem do tupi e significa "cerca feita de pedras", por causa dos arrecifes que contornam toda a costa da ilha.

A sua ocupação deu-se a partir de um pequeno núcleo de povoamento, fundado por jesuítas, na contra-costa em 1560, onde hoje se localiza a vila de Baiacu, então denominada como Vila do Senhor da Vera Cruz. Nesse período, foi nela iniciada a primeira plantação de cana-de-açúcar, assim como a cultura do trigo, tendo recebido os primeiros exemplares de gado bovino.

Foi ainda em Baiacu, que aqueles religiosos fizeram erguer a primeira obra de engenharia hidráulica da colônia: uma barragem para o suprimento de água potável e serviços da povoação; e a primeira igreja da Ilha - segunda matriz do Brasil- sob as bênçãos do Nosso Senhor da Vera Cruz, daí a origem do nome do município.

A riqueza gerada nesse curto espaço de tempo, levou a que corsários ingleses atacassem a ilha já em 1597. Entre os anos de 1600 e 1647, foi invadida pelos holandeses. Durante a última destas invasões, os holandeses chegaram a construir um forte, denominado Forte de São Lourenço.

Em 1763, Itaparica, que era a maior ilha da colônia, chamou a atenção da Coroa, e por conta disso, foi então incorporada aos seus bens.

Os afamados estaleiros da Ilha de Itaparica eram também empório de construções navais da colônia: ali se armou a primeira quilha da Marinha de Guerra no Brasil. Nesta época, também existiam cinco destilarias de aguardente, além das fábricas de cal - nove, em meados do século XIX. Porém, a maior atividade econômica da ilha foi a pesca da baleia, sobretudo durante os séculos XVII e XVIII, por este fato, antes de chamar Itaparica era conhecida como Arraial da Ponta das Baleias. Neste período, antigos e belíssimos sobrados, existentes até hoje, hospedaram imperadores brasileiros como D. Pedro I e D. Pedro II.

Gentílico: veracruzense

Formação Administrativa

A ilha foi emancipada de Salvador em 8 de agosto de 1833, e elevada à categoria de cidade em 30 de julho de 1962. Posteriormente, o município foi desmembrado em dois: o de Itaparica e o de Vera Cruz.

Criada pela lei estadual nº 1773, de 30/07/1962, publicada no Diário Oficial em 31/07/1962. Possui quatro distritos, quais sejam, Mar Grande, Barra do Gil, Jiribatuba e Cacha Pregos.

Fonte: Prefeitura de Vera Cruz.

Autor do Histórico: JOÃO JOSÉ DOS SANTOS OLIVEIRA