Nordeste Região de Viana

Tudo sobre Vitória do Mearim

Guia completo, dados e turismo em Maranhão.

População (2022)
30.805
PIB Total
R$ 318,22 Mi
Per Capita
R$ 10.330,27
Área (km²)
716,700
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

Julho

Durante o mês de julho, o clima é mais ameno e há menos chuvas, tornando as atividades ao ar livre mais agradáveis.

🛡️

Segurança

A cidade é relativamente segura, mas como em qualquer destino, recomenda-se atenção e cuidados básicos.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Vitória do Mearim, uma encantadora cidade do Maranhão, é um destino que combina rica história e natureza exuberante. Com uma população de 30.805 habitantes, a cidade está situada no bioma Amazônico e possui um passado fascinante que remonta ao século XVIII. Uma visita a Vitória do Mearim promete oferecer experiências únicas e autênticas.

Principais Atrações

Rio Mearim

O Rio Mearim é um dos principais atrativos naturais da região, ideal para passeios de barco e pesca.

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré

Fundada por Padre José Gama d`Eça, esta igreja é um marco histórico com bela arquitetura e rica história.

Praça da Matriz

Um local agradável para relaxar, com áreas verdes e quiosques. Perfeito para um piquenique em família.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Vitória do Mearim?

A melhor época para visitar é de junho a agosto, quando o clima é mais seco e ameno.

? Que tipo de atividades posso fazer na cidade?

Você pode fazer passeios de barco no Rio Mearim, visitar igrejas históricas e aproveitar a culinária local.

? A cidade possui opções de hospedagem?

Sim, Vitória do Mearim conta com várias pousadas e hotéis que atendem a diferentes faixas de preço.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Vitória do Mearim?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Vitória do Mearim Maranhão - MA

Histórico

O atual município de Vitória de Mearim já teve diversos nomes, a saber: Baixo Mearim, Vitória do Baixo Mearim, Sítio velho e Curral da Igreja, sendo este ao que se sabe, o mais antigo, originado no fato de, por volta de 1723, terem sido doados meia légua de terras e um curral de gado bovino, por parte do fidalgo da Casa Real Portuguesa, padre José Gama d`Eça, que tentou construir, sob a invocação de Nossa Senhora de Nazaré, uma igreja à margem direita do rio Mearim. Ainda em fase de construção, quando apenas estavam feitas as suas bases, não foi possível prosseguir, pois, chegado o inverno, verificou-se a impropriedade do terreno, campo baixo e alagadiço. Este lugar, que até hoje conserva o nome Curral da Igreja, pertence, agora, ao município de Acari.

Em 1728, o mesmo padre resolveu mudar o povoado para local mais sólido e consistente, e, partindo de Curral da Igreja, rio acima, veio ter a um terreno, hoje denominado Sítio, o qual com o anterior, pertencem atualmente ao município de Acari.

Mais uma vez, diante da impropriedade do terreno, marginal ao rio Mearim, muito sedimentoso, e porque na ocasião das grandes enchentes, as águas do rio inundavam ruas inteiras, arrastando casas, causando devastações e enormes prejuízos, resolveu o governo transferir a povoação para outro terreno mais elevado e firme.

Foi em 1750 que se deu a última mudança. Desta vez, à procura de terreno alto e isento de quaisquer das inconveniências encontradas a cabeceira das matas, onde tudo indicava ser terreno firme e fora do alcance de inundações. Ali se instalaram, edificando suas casas e a atual igreja de Nossa Senhora de Nazaré, passando a denominar-se o lugar Mearim, talvez em homenagem ao rio que lhe regava as terras e através do qual faziam seus transportes.

Gentílico: vitoriense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de vila e distrito com a denominação de Mearim, pela resolução de 19-04-1833, confirmado pela lei provincial nº 7, de 29-04-1835. Sede na atual vila de Mearim. Não temos a data instalação.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituído de 3 distritos: Vitória do Mearim, Lapela e São Benedito.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o município aparece constituído do distrito sede. Não figurando os distritos de Lapela e São Benedito.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Mearim, pela lei municipal nº 1129, de 15-03-1924.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o município se denomina Mearim, e é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 159, de 06-12-1938, o município de Vitória do Mearim passou a denominar-se Baixo Mearim.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município já denominado Baixo do Mearim é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 271, de 31-12-1948, o município de Baixo Mearim passou a denominar-se Vitória do Mearim.

Pela lei estadual nº 269, de 31-12-1948, são criados os distritos de Mata Boi, Jejuí e Lapela anexados ao município de Vitória do Mearim ex-Baixo Mearim.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município já denominado Vitória do Mearim é constituído de 4 distritos: Vitória do Mearim, Jejuí, Lapela e Mata Boi.

Pela lei estadual nº 770, de 02-10-1952, desmembra do município de Vitória do Mearim o distrito de Jejuí. Elevado à categoria de município com a denominação de Lago de Pedra. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos: Vitória do Mearim, Lapela e Mata Boi. Pela lei estadual nº 1730, de 26-01-1959, é extinto o distrito de Mata Boi, sendo seu território passado a construir o novo município de Pio XII. Em divisão territorial datada de1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos:

Vitória do Mearim e Lapela. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1995. Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alterações toponímicas municipais

Mearim para Vitória do Mearim alterado em, 1933.Vitória do Mearim para Baixo Mearim alterado, pela lei estadual nº 159, de 06-12-1938.Baixo Mearim para Vitória do Mearim alterado, pela lei estadual nº 271, de 31-12-1948.

Fonte: IBGE