Centro-Oeste Região de Aquidauana - Anastácio

Tudo sobre Anastácio

Guia completo, dados e turismo em Mato Grosso do Sul.

População (2022)
24.114
PIB Total
R$ 696,97 Mi
Per Capita
R$ 28.903,00
Área (km²)
2.949,100
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

Abril

É um mês de clima ameno e menos chuvas, ideal para explorar as belezas naturais da região.

🛡️

Segurança

Relativamente segura, com um ambiente acolhedor para turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Anastácio, localizada no estado de Mato Grosso do Sul, é uma cidade que encanta visitantes com seu rico patrimônio histórico e seu belíssimo bioma de cerrado. Com uma população amigável de 24.114 habitantes, a cidade oferece uma combinação única de cultura, natureza e hospitalidade. Fundada em 15 de agosto de 1982, Anastácio compartilha uma história íntima com sua cidade irmã, Aquidauana, e é conhecida por suas tradições e desenvolvimento às margens do rio Aquidauana.

Principais Atrações

Rio Aquidauana

Um dos principais atrativos da região, o rio oferece atividades de pesca, passeios de barco e contemplação da natureza.

Museu de História e Cultura de Anastácio

O museu apresenta a história local através de objetos e documentos, promovendo uma imersão cultural na trajetória da cidade.

Praça da Liberdade

Um espaço público adorável para relaxar e contemplar a vida local, ideal para caminhadas e atividades ao ar livre.

Dúvidas Comuns

? Quais atividades podem ser realizadas em Anastácio?

Os visitantes podem desfrutar de passeios de barco no Rio Aquidauana, visitar o museu local e explorar trilhas na natureza.

? Como é o clima em Anastácio?

O clima é tropical, com uma estação seca de maio a setembro e chuvas no verão, sendo abril o mês ideal para visitas.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Anastácio?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Anastácio

Mato Grosso do Sul - MS

Histórico

A história da Anastácio está intimamente ligada à de Aquidauana, datando sua origem de 15 de agosto de 1982, quando oficialmente se fundou a cidade co-irmã.

O primeiro núcleo de desenvolvimento da atual cidade de Aquidauana se fez à margem esquerda do rio do mesmo nome, em terras da Fazenda Santa Maria, adquiridas pelos fundadores da ″Princesa do Sul″. O fato foi provocado pela necessidade de se encontrar um local adequado para carga e descarga de mercadorias que provinham da cidade de Miranda pelo único meio de transporte então existentes: a navegação fluvial e as barrancas do rio em sua margem direita não eram propícias para a atração de lanchas.

Em consequencia, ao longo da rua Porto Geral, na margem esquerda, surgiram as primeiras casas comerciais e a primeira escola. Com o decorrer do tempo, Aquidauana, na margem esquerda, tornou-se importante centro de abastecimento da região sul do Estado.

O desenvolvimento da margem esquerda, somente conheceu declínio quando os trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, cortaram o município em sua margem direita e a estação ferroviária passa a concentrar às suas voltas um aglomerado urbano que cresce e se desenvolve rapidamente.

A ferrovia desbancou a navegação fluvial que era o fator do crescimento da margem esquerda.

Com o passar dos tempos, surgiu séria rivalidade entre Aquidauana e Anastácio, bairro da Sede e denominado ainda margem esquerda, julgando-se os moradores deste, prejudicados pela Administração Municipal. Partin do daí organizou-se o Movimento de Independência da Margem Esquerda — MIME — sem finalidade política e que visava unicamente sua emancipação.

Nesse trabalho, muito se destacaram os senhores Almiro Flores Nogueira e David Medeiros Sobrinho.

O distrito de Paz da Margem Esquerda foi criado pela Lei nº 1.164, de 20-11-1958 e, a partir daí, mais se acirrou a luta pela criação do Município.

Um acidente mais sério (política comercial da carne), fez com que o Movimento de Independência coordenasse a circulação de um abaixo-assinado que logo consegue 1.230 assinaturas, solicitação à Assembléia Legislativa a emancipação da Margem Esquerda.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Anastácio (ex-povoado de margem esquerda), pela lei municipal nº 1164, de 20-11-1958, subordinado ao município de Aquidauana.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Anastácio, figura no município de Aquidauana.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Elevado à categoria de município com a denominação de Anastácio, pela lei estadual nº 2143, de 18-03-1964, desmembrado de Aquidauana.

Sede no atual distrito de Anastácio.

Constituído de 2 distritos: Anastácio e Palmeiras (ex-Jango), ambos desmembrados do município de Aquidauana. Instalado em 01-01-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Anastácio e Palmeiras.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.

Pela Lei Estadual nº 3.607, de 09-11-1976, é criado o distrito de Dois Irmãos e anexado ao município de Anastácio.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Anastácio, Dois Irmãos e Palmeiras.

Pela Lei Estadual nº 775, de 13-11-1987, desmembra do município de Anastácio os distritos de Dois Irmãos e Palmeiras, para constituir o novo município de Dois Irmãos.

Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: www.anastacio.ms.gov.br/nossa-historia