Centro-Oeste Região de Corumbá

Tudo sobre Corumbá

Guia completo, dados e turismo em Mato Grosso do Sul.

População (2022)
96.268
PIB Total
R$ 3,91 Bi
Per Capita
R$ 40.593,61
Área (km²)
64.962,800
IDH / Bioma
Cerrado e Pantanal
📅

Quando ir

junho a agosto

Neste período, as temperaturas são mais amenas e as chuvas são menos frequentes, proporcionando melhores condições para atividades ao ar livre e observação da fauna.

🛡️

Segurança

Corumbá é considerada uma cidade com um nível de segurança moderado. É aconselhável estar atento aos pertences e evitar áreas isoladas à noite.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Corumbá, localizada no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, é uma cidade rica em história e natureza, situada entre os biomas do Cerrado e do Pantanal. Com uma população de aproximadamente 96.268 habitantes, a cidade é um importante ponto de conexão com o Pantanal, famoso por sua biodiversidade e beleza natural.

Principais Atrações

Fortaleza de Coimbra

Uma histórica fortificação construída no século XVIII, estrategicamente posicionada às margens do rio Paraguai, que oferece uma visão fascinante da história colonial brasileira.

Pantanal Mato-grossense

Um dos maiores ecossistemas úmidos do mundo, famoso pela diversidade de fauna e flora. Oferece oportunidades para passeios de barco, safáris fotográficos e birdwatching.

Museu de História do Pantanal

Museu dedicado à cultura, história e biodiversidade do Pantanal, com exposições interativas que exploram a vida na região.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Corumbá?

Corumbá pode ser acessada por via terrestre através de ônibus de várias cidades de MS e por via aérea, com voos diretos para o aeroporto da cidade.

? Quais são as atividades recomendadas em Corumbá?

As atividades incluem passeios no Pantanal, visita à Fortaleza de Coimbra, visitas culturais ao Museu de História do Pantanal e caminhadas na natureza.

Como Chegar

✈️

Aeroporto Internacional de Corumbá

CMG/SBCR

Endereço:

Endereço: Av. Santos Dumont, s/n
Telefone: (0xx67)3231-3322

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Corumbá?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

CORUMBÁ - MS - Monografia - n.° 369 Ano: 1967

ASPECTOS HISTÓRICOS

Segundo alguns historiadores, teriam sido os espanhóis os primeiros a visitarem o território do atual Município. Assim é que Juan Ayolas e seu sucessor Domingos Martínez de Irala, entre 1537 e 1538, Álvarez Cabeza de Vaca e, em 1547, novamente Irala, agora em demanda dos Andes, estiveram nas terras do futuro Corumbá.

Até fins do século XVIII as fronteiras das possessões portuguesas e espanholas eram mal definidas Disso aproveitou-se o capitão Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres para, após a violação de tratado de limites pelos espanhóis em 1774, garantir a posse de grande parte da margem direita do rio Paraguai e da esquerda do Guaporé, expandindo o território da Capitania sob seu govêrno. A 13 de setembro de 1775 lança os fundamentos do porto de Coimbra, cria no ano seguinte o forte Príncipe da Beira e manda ocupar, em 21 de setembro de 1778, o local que hoje constitui a cidade, denominando-o de N. Sª da Conceição de Albuquerque.

Em 1853, por decreto imperial, o porto de Corumbá foi habilitado para o comércio, sendo dotado de Mesa de Rendas. A Alfândega é instalada em 1861.

Durante a guerra com o Paraguai, Corumbá foi teatro de algumas batalhas. A 28 de dezembro de 1864 apresentou-se diante do Forte de Coimbra o coronel paraguaio Vicente Barrios, com três mil homens embarcados, iniciando o ataque. O tenente-coronel Hermenegildo de Albuquerque Porto Carreiro, com 157 homens, opôs resistência aos invasores, sustentando luta por 2 dias, findos os quais se retirou para Corumbá. A 2 de janeiro de 1865, a guarnição militar evacua a cidade, seguindo para Cuiabá. Somente dois anos depois, aos 13 de junho, é retomada pelos homens comandados pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho. A Alfândega que tinha interrompido seu funcionamento desde aquele ano, devido a ocupação paraguaia, só volta à atividade em 1872, ano em que é fundado 0 Arsenal de Marinha do Ladário. A imprensa local nasce em 1877, com a edição de "O Iniciador".

Corumbá torna-se cidade em 15 de novembro de 1878. Novas perspectives são abertas ao progresso local, quando, a 3 de maio de 1908, é iniciada a construção da Estrada de Ferro Itapura-Corumbá, com o lançamento da pedra fundamental na Estação de Porto Esperança e sua conclusão em 1914. Atualmente é parte da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.

Formação Administrativa

O distrito de Corumbá foi criado por Lei provincial n.º 4, de 19 de abril de 1838.

Em 5 de julho de 1850 a Lei provincial n.º 12 deu-lhe autonomia política com sede na povoação de Albuquerque, e pela Lei n.º 6, de 11 de novembro de 1869, perdeu a categoria de Município.

A sua restauração coube à Lei provincial n.º 7 de 7 de outubro de 1871, sendo constituído com território desmembrado do de Cuiabá, e reinstalado em 14 de maio de 1872.

Foi elevado à categoria de cidade pela Lei provincial n.º 525, de 15 de novembro de 1878.

O Município sofreu várias modificações no seu quadro administrativo, ora perdendo ora ganhando território. Pelo Decreto-Lei estadual n.º 145, de 29 de março de 1938, ficou constituído dos seguintes distritos: Corumbá, Albuquerque, Amolar, Ladário, Morcego, Nhecolândia e Porto Esperança até 1943, quando sofreu alteração apenas no topônimo dos distritos de Morcêgo e Nhecolândia, que passaram a denominar-se Santa Rosa e Mercedes, respectivamente.

Pelo Decreto-Lei federal n.º 5.839, de 21 de setembro de 1943, o Município de Corumbá perdeu o distrito de Porto Esperança, desmembrado para constituir o novo Município deste nome, do Território de Ponta Porã. Extinto o Território, pelo artigo 8.º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, de 18 de setembro de 1946, volta o distrito de Porto Esperança a integrar o Município de Corumbá, com o mesmo topônimo.

Pela Lei n.º 679, de 11 de dezembro de 1953, perdeu o distrito de Ladário que se constituiu em Município. No mesmo ano houve reformulação administrativa, surgindo o distrito de Coimbra, em 17 de dezembro.

Atualmente é constituído dos distritos de Corumbá, Albuquerque, Amolar, Coimbra, Nhecolândia (ex-Mercedes), Paiaguás (amigo Santa Rosa) e Porto Esperança.

A comarca foi criada em 21 de maio de 1873, pela Lei n.º 1 e instalada em 19 de fevereiro do ano seguinte.

Fonte: IBGE