Nordeste Região de Mossoró

Tudo sobre Apodi

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Norte.

População (2022)
36.093
PIB Total
R$ 709,59 Mi
Per Capita
R$ 19.660,07
Área (km²)
1.602,500
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Julho

Nesse mês, as temperaturas estão mais amenas e há uma menor probabilidade de chuvas, proporcionando melhores condições para passeios ao ar livre e exploração da natureza.

🛡️

Segurança

Apodi é considerada uma cidade tranquila, mas como em qualquer destino, recomenda-se estar atento aos pertences pessoais e evitar áreas isoladas à noite.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Apodi é uma cidade encantadora localizada no coração do Rio Grande do Norte, marcada por sua rica história e beleza natural. Com uma população de 36.093 habitantes e inserida no bioma da caatinga, Apodi é um destino que mistura cultura, natureza e tradições. Fundada em suas terras pelos exploradores Alonso de Hojeda e Américo Vespúcio em 1499, a cidade traz consigo um legado histórico relevante e paisagens deslumbrantes, incluindo o famoso Piquiri, o maior lago do Nordeste.

Principais Atrações

Lago de Apodi

Um dos maiores lagos do Nordeste, ideal para passeios de barco e contemplação da natureza.

Igreja de São João Batista

Uma belíssima igreja histórica que remete às origens do município e realiza festas religiosas anualmente.

Museu Municipal de Apodi

Um espaço que resgata a história local, com exposições sobre a cultura e as tradições da região.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de se locomover em Apodi?

A melhor forma é através de transporte privado, como carro ou moto, já que as opções de transporte público são limitadas.

? Quais são as principais festas e eventos que ocorrem em Apodi?

A festa de São João Batista e a Festa da Cultura são os eventos mais importantes, atraindo visitantes de toda a região.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Apodi?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Apodi Rio Grande do Norte - RN

Histórico

Os primeiros a pisarem o território do atual Município de Apodi teriam sido Alonso de Hojeda, almirante de Espanha, e seus companheiros de viagem: João de la Cosa e Américo Vespúcio, que chegaram à desembocadura do rio Apodi no dia 24 de junho de 1499, tomando estas terras o nome de Missão de São João do Apodi. Por mais de século e meio ficaram estas terras abandonadas. A colonização na "Ribeira do Apodi" tivera início, com a concessão de sesmarias, em 19 de abril de 1680, aos irmãos Manoel Nogueira e sua mulher D. Maria de Oliveira Correia e seu irmão Baltazar Nogueira, que ali se estabeleceram com fazendas agropecuárias.

Na vigência da "Sublevação Geral" dos índios potiguares e tapuias (1687-96), os irmãos Nogueira e seus familiares foram obrigados ao abandono de suas propriedades, só regressando anos depois, sendo Manoel Nogueira nomeado capitão-mor. As terras do Apodi foram bem exploradas e o local experimentou vivo surto de desenvolvimento, devido à catequese dos índios paiacus, aldeados na "Aldeia do Apodi", que foi núcleo originário da atual cidade. Em 1761, foi extinta a Missão do Apodi, transferidos os índios, criada a Freguesia das Várzeas do Apodi, com sede na antiga missão. O Município surgiu em 1833, desmembrado do de Portalegre.

A criação do Distrito data de 1766. O Município, criou-o, com território desmembrado de Portalegre, a Resolução do Conselho do Governo da Província, de 11 de abril de 1833, confirmada pela Lei provincial n.° 18, de 23 de março de 1835. Apodi obteve foros de Cidade pela Lei provincial n.° 988, de 5 de março de 1887. É sede de Comarca, de segunda entrância com 4 termos: Felipe Guerra, Severiano Melo; Rodolfo Fernandes e Itaú.

Gentílico: apodiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Apodi, 1766.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Apodi, pela Resolução do Conselho do Governo de 11-04-1833, confirmada pela lei provincial nº 18, de 23-03-1835, desmembrado de Portalegre.

Elevado à condição de cidade e sede municipal com a denominação de Apodi, pela lei provincial nº 988, de 05-03-1887.

Pela lei municipal de 09-01-1911, é criado o distrito de Itaú e anexado ao município de Apodi.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 2 distritos: Apodi e Itaú.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela lei estadual nº 1026, 11-12-1953, desmembra do município de Apodi o distrito de Itaú. Elevado à categoria de município.

Pelo Acórdão do Superoir Tribunal Federal, de 13-09-1954, representação nº 217, o município adquiriu as terras do extinto município de Felipe Guerra, como simples povoado.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 2926, de 18-09-1963, o povoado de Felipe Guerra é elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE