Nordeste Região de Natal

Tudo sobre Macaíba

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Norte.

População (2022)
82.249
PIB Total
R$ 1,83 Bi
Per Capita
R$ 22.227,04
Área (km²)
510,800
IDH / Bioma
Caatinga e Mata Atlântica
📅

Quando ir

Outubro

Outubro oferece temperaturas amenas e menos chuvas, ideal para explorar os atrativos naturais e históricos da cidade.

🛡️

Segurança

Moderada, com atenção em áreas mais movimentadas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Macaíba, localizada no estado do Rio Grande do Norte, é uma cidade rica em história e cultura, situada entre os biomas da Caatinga e da Mata Atlântica. Com uma população de 82.249 habitantes, a cidade tem um passado que remonta ao século XVII, quando imigrantes portugueses se estabeleceram na região. Macaíba é conhecida por suas belezas naturais e pela preservação de suas tradições.

Principais Atrações

Igreja Matriz de São José

Uma das principais manifestações do patrimônio histórico e cultural de Macaíba, a igreja é um marco na arquitetura da região.

Caminho dos Antigos

Trilha ecológica que passa por belezas naturais e vestígios históricos, ideal para os amantes da natureza e do trekking.

Mercado Público de Macaíba

Um local vibrante que oferece produtos regionais, comidas típicas e artesanato local, proporcionando uma experiência autêntica.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar em Macaíba?

A cidade é facilmente acessível via carro ou ônibus a partir de Natal, que está a cerca de 21 km de distância.

? Existem opções de hospedagem em Macaíba?

Sim, a cidade oferece diversas opções de hospedagem, incluindo pousadas e hotéis com preços variados.

? Quais atividades culturais posso encontrar em Macaíba?

Você pode participar de festas locais, visitar museus, e explorar o artesanato da região, especialmente durante as festividades.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Macaíba?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Macaíba Rio Grande do Norte - RN

Histórico

A HISTÓRIA do Município de macaíba está intimamente ligada a de São Gonçalo do Amarante, do qual foi desmembrado, não existindo, porém, informações concretas sobre a penetração inicial do território.

Sabe-se apenas que em 1632 já existia um agrupamento de casos com regular número de habitantes, no "Arraial de Uruassu", e que os primeiros imigrantes foram portugueses, aqui chegados em fins do século XVII.

Nas últimas décadas do século XVIII, o núcleo demográfico existente era conhecido como Povoação do Coité, terras de plantio, sítios e fazendas.

A Lei n.° 605, de 11 de março de 1868, criando um juizado de paz, já o designava, porém, como Povoação de Macaíba.

O topônimo provém de uma espécie de palmeira, também conhecida como Macaíba, não comum na região, encontrada nas terras de Fabrício Gomes Pedrosa, um dos primeiros povoadores do território.

Gentílico: macaibense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Macaíba, pela Resolução Provincial nº 815, de 07-121877.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Macaíba, pela lei provincial nº 801, de 2710-1877, desmembrado de São Gonçalo.

Elevado à condição de cidade e sede municipal com a denominação de Macaíba, pela lei provincial nº 1010, de 05-01-1889.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pela lei estadual nº 603, de 31-10-1938, são criados os distritos de São Paulo do Potengí e Serra Caiada e anexado ao município de Macaíba.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Macaíba, São Paulo do Potengi e Serra Caiada.

Pelo decreto-lei estadual nº 268, de 30-12-1943, desmembra do município de Macaíba o distrito de São Paulo do Potengí. Elevado à categoria de município. Sob a mesma lei o município de Macaíba adquiriu o extinto município de São Gonçalo, como simples distrito e com a denominação de Felipe Camarão.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Macaíba, Felipe Camarão ex-São Gonçalo e Serra Caiada. Pela lei estadual nº 908, de 24-11-1953, desmembra do município de Macaíba o distrito de Serra Caiada. Elevado à categoria de município com a denominação de Presidente Juscelino. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: Macaíba e Felipe Camarão. Pela lei estadual nº 2324, de 11-12-1958, desmembra do município de Macaíba o distrito de Felipe Camarão. Elevado à categoria de município com a denominação de São Gonçalo do Amarante.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE