Norte Região de Araguatins

Tudo sobre Araguatins

Guia completo, dados e turismo em Tocantins.

População (2022)
31.918
PIB Total
R$ 529,29 Mi
Per Capita
R$ 16.582,81
Área (km²)
2.625,300
IDH / Bioma
Cerrado e Amazônia
📅

Quando ir

junho

É o período da festividade de São Vicente Ferrer, onde acontecem eventos culturais e religiosos, além de um clima agradável.

🛡️

Segurança

A cidade apresenta um nível de segurança razoável, com rondas frequentes da polícia e atenção especial aos turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Araguatins, uma encantadora cidade localizada no Tocantins, é rica em história e biodiversidade. Fundada em 1867, essa cidade se destaca por unir as belezas do Cerrado e da Amazônia, oferecendo aos visitantes um apanhado cultural e natural inesquecível. Com uma população de 31.918 habitantes, Araguatins é um destino ideal para quem busca experiências autênticas no Brasil.

Principais Atrações

Igreja de São Vicente Ferrer

Uma bela igreja histórica que representa a fundação da cidade e é um ponto central da cultura local.

Rio Araguaia

Um dos principais atrativos de Araguatins, ideal para passeios de barco e atividades aquáticas, cercado pela natureza exuberante.

Praça da Liberdade

Um espaço público bonito para relaxar, com árvores, bancos e eventos comunitários frequentes.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Araguatins?

A melhor forma de chegar a Araguatins é de carro, utilizando a rodovia TO-200, ou de ônibus a partir das principais cidades próximas.

? Que tipo de clima Araguatins possui?

Araguatins tem um clima tropical, com estação seca de maio a setembro e chuvosa de outubro a abril, tornando-se agradável em junho.

Como Chegar

✈️

Aeroporto de Araguatins

SJCU

Endereço:

Endereço: Rodovia TO-404, km.5
Telefone: (0xx63)474-2140

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Araguatins?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Desde 1867 a região onde se ergue a Sede Municipal começou a ser povoada, registrando-se como primeiro morador Máximo Libório da Paixão. No ano seguinte, estabeleceu-se no local Vicente Bernadino Gomes, o fundador da povoação.

O lugarejo foi reconhecido como povoação pela Lei Provincial nº 691, 1872, com o nome de São Vicente do Araguaia, em homenegem a São Vicente Ferrer, o Padroeiro da localidade e ao rio Araguaia, que banha a região.

Começava a vida religiosa em 1878, sob a orientação de Frei Salvino de Remini e, até o final do século XIX a povoação experimentou o declínio decorrente da revolução política em Tocantinópolis, retornando à marcha progressiva em 1900. Houve, em seguida, novo período revolucionário, que durou mais uma década.

Em 1913, pela Lei Estadual nº 426, de 21 de junho, o povoado foi elevado a Município, com o topônimo de São Vicente. A instalação não se efetivou, permanecendo embrionário até 7 de setembro de 1931, quando, pelo Decreto nº 1.224, de 7 de junho, foi instalado oficialmente.

No mesmo ano ocorreu a visita da Família Imperial (D. Pedro de Orleans, D. Pedro Gastão e Princesa Dona Francisca), em viagem pelo interior do Brasil. Em 1945, o Decreto-Lei Federal nº 7.655, de 18 de junho, determinou a transferência da Sede do Município para o distrito de Itaguatins, efetivada pelo Decreto Estadual nº 550, de 19 de julho do mesmo ano.

Pelo Decreto-Lei Estadual nº8.305, de 31 de dezembro, São Vicente passou a denominar-se Araguatins, combinação decorrente de Araguaia e Tocantins, os dois grandes rios que fazem confluência na região. Perdeu sua autonomia administrativa municipal, restabelecida em 13 de outubro de 1948, pela Lei Estadual nº 184. Instalado oficialmente em 1º de janeiro de 1949, ingressou num período de expressivo progresso.

Fonte:

Autor do Histórico: ALDÉRCIO DINIZ GUSMÃO