Centro-Oeste Região de Ponta Porã

Tudo sobre Aral Moreira

Guia completo, dados e turismo em Mato Grosso do Sul.

População (2022)
10.748
PIB Total
R$ 1,02 Bi
Per Capita
R$ 95.054,15
Área (km²)
1.655,700
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

Maio

As temperaturas são amenas e as chuvas são menos frequentes, tornando os passeios ao ar livre mais agradáveis.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para turistas, mas recomenda-se atenção nas áreas menos movimentadas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Aral Moreira, localizado no sul do estado de Mato Grosso do Sul, é um destino turístico que combina história, natureza e cultura. Com uma população de 10.748 habitantes, o município é cercado pelo bioma do Cerrado e por fragmentos da Mata Atlântica, oferecendo uma rica biodiversidade e paisagens deslumbrantes. Conhecido por ser a porta de entrada do Ciclo da Erva-Mate na região, Aral Moreira possui um encanto que atrai visitantes em busca de experiências autênticas e contato com a natureza.

Principais Atrações

Rio Verde

Um dos principais rios da região, ideal para pesca e passeios de barco.

Igreja Matriz São João Batista

Um importante marco histórico da cidade, que reflete a cultura e a fé da população local.

Parque Natural Municipal da Serra do Amambai

Área de conservação que abriga diversas espécies nativas e trilhas para os amantes do ecoturismo.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor maneira de chegar a Aral Moreira?

A cidade pode ser acessada por meio de rodovias, com opções de transporte rodoviário ou particular. A cidade está localizada a cerca de 30 km de Ponta Porã.

? Quais atividades ao ar livre são recomendadas?

Os visitantes podem desfrutar de trilhas, pesca no Rio Verde, e passeios pela natureza, especialmente no Parque Natural Municipal.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Aral Moreira?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Aral Moreira

Mato Grosso do Sul - MS

Histórico

O desbravamento do município de Ponta Porã começou pela região de Aral Moreira.

Em 1883 Thomas Laranjeira instalava suas ranchadas a margem direita do Rio Verde, nas proximidades da atual Vila Caú, fundava a Cia. Mate Laranjeira, e iniciava a exploração da erva mate. Estava dando inicio ao Ciclo da Erva-Mate no sul do Estado, que duraria mais de 60 anos.

Inicialmente o número de brasileiros na região era pequeno. A maior parte da mão de obra empregada na extração de erva-mate era paraguaia.

No final do Século XIX famílias riograndenses, fugindo da revolução, chegaram ao município e, maravilhados com os vastos campos que encontraram, deram inicio a atividade do pastoreio na região.

Na década de 1940, em pleno Século XX, o município recebe nova leva de famílias vindas do Rio Grande do Sul. Anteriormente tinham vindo os Marques, os Freire, os Maciel e outros. Posteriormente vieram os Cardinal, os Portela, os Bataglin, entre outros. São os pioneiros na colonização do futuro município de Aral Moreira.

Depois da 2ª Guerra Mundial, a pecuária sobrepujou a erva-mate em importância econômica. Após o corte das importações da erva-mate pelo governo da Argentina, a atividade entra em declínio na região.

A partir de 13 de dezembro de 1943 a área do município passa a fazer parte do Território Federal de Ponta Porã (Dec.- Lei n.º 5.812) e é integrada ao Estado de Mato Grosso em l8 de julho de 1946.

Na década de 1950, o presidente Getúlio Vargas cria a Colônia General Dutra, marco da importância do desenvolvimento da região. Infelizmente a distribuição das terras inicialmente foi feita com objetivos políticos.

Em 15 de dezembro de 1953, através da Lei n.º 702, é criado o Distrito de Paz do Rio Verde do Sul, com sede na então Vila de Rio Verde, atual Vila Caú.

A partir de 1970 começaram a chegar paranaenses e riograndenses ao distrito de Rio Verde do Sul. São as famílias Soligo, Bonacina, Dall′Algnoll, Cerruti, Pierezan, David, entre outras, que irão influenciar definitivamente no progresso e no desenvolvimento da futura cidade.

A história da região é bastante rápida. Com o surto de desenvolvimento da pecuária e da agricultura, Aral Moreira passa de Distrito à Município em curto espaço de tempo. Sabe-se que o seu primeiro nome foi Rio Verde do Sul, teve como sede a Vila Caú.

Quando da emancipação política do Município, o Distrito de Vila Fronteira Rica, por sua densidade populacional, é escolhido como sede da cidade que estava nascendo.

O nome do município é em homenagem póstuma ao Deputado Estadual Aral Moreira.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Rio Verde do Sul, pela Lei Estadual nº 702, de 15-12-1953 (ex-povoado), subordinado ao município de Ponta Porã.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Rio Verde do Sul figura no município de Ponta Porã.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aral Moreira (ex-Fronteira Rica), pela Lei Estadual nº 3686, de 13-05-1976, desmembrado do município de Ponta Porã.

Sede no povoado de Fronteira Rica.

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1977.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alteração toponímica distrital

Rio Verde do Sul para Aral Moreira (ex-Fronteira Rica), alterado pela Lei Estadual nº 3.686, de 13-05-1976.

Fonte: www.aralmoreira.ms.gov.br/site/index.php?pg=historia