Nordeste Região de Fortaleza

Tudo sobre Beberibe

Guia completo, dados e turismo em Ceará.

População (2022)
53.114
PIB Total
R$ 1,06 Bi
Per Capita
R$ 19.938,36
Área (km²)
1.623,900
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

dezembro

O clima é mais ameno e as festividades de fim de ano atraem mais visitantes.

🛡️

Segurança

Relativamente segura, mas como em qualquer destino turístico, recomenda-se atenção especial a objetos de valor.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Beberibe, localizada no Ceará, é um destino turístico encantador que combina história, cultura e belezas naturais. Conhecida por suas praias deslumbrantes e rica herança cultural, a cidade oferece uma experiência única aos visitantes.

Principais Atrações

Praia de Morro Branco

Famosa pelas suas falésias coloridas e pela produção de artesanato em areia, é uma das principais atrações de Beberibe.

Lagoa do Uruaú

Uma lagoa de águas cristalinas, ideal para relaxar e praticar esportes aquáticos.

Igreja de São José de Ribamar

Construída em homenagem à promessa da devota dona Maria Calado, esta capela é um importante patrimônio cultural da cidade.

Dúvidas Comuns

? Quais são as principais atividades em Beberibe?

Visitar as praias, passeios de buggy nas falésias, e desfrutar da culinária local são algumas das principais atividades.

? Como é a gastronomia local?

A culinária é rica em frutos do mar, com pratos típicos como a moqueca e a torta de camarão.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Beberibe?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Beberibe Ceará - CE

Histórico

A cidade de Beberibe está localizada nas terras das datas de sesmarias concedidas ao capitão Domingos Ferreira Chaves, Manuel Nogueira Cardoso, Sebastião Dias Freire e João Nóbrega pelo capitão-mor Tomás Cabral de Olival, a 16 de agosto de 1691.

Conta a tradição, pelo testemunho os seus antigos habitantes, que nos primeiros anos do século passado houve um naufrágio às costas do Atlântico; naquelas paragens de uma embarcação portuguesa, de que era passageira dona Maria Calado, que fervorosa devota da Sagrada Família, fizera a promessa de que, se chegasse à terra com vida, nos destroços do navio que lhe serviam de sustentáculo sobre as ondas, mandaria levantar, no ponto em que aportasse, uma capelinha sob a invocação de Jesus-Maria-José.

Aportou às praias do Morro Branco e ali adquiriu terras que confinam com a meia légua do rio Pirangi-norte-sul e ainda entre o rio Choró e a barra da lagoa do Uruaú-poente-nascente. Ali fixou a residência e fez construir a capelinha de sua promessa ao orago mencionado.

Mais tarde um dos moços do Lucas Brasileiro Ferreira de Araújo, neto de Baltazar Ferreira, dono do sítio Lucas, nome primitivo do distrito de Beberibe, quando da criação do município de Cascavel, levantou outra capela, sob o mesmo orago, em frente à sua casa de residência na cidade de Beberibe.

Anos depois, o coronel Raimundo José Pereira Leite, homem rico de Cascável, sobrinho e genro de Baltazar Ferreira do Vale, do sítio Lucas, fez uma grande reforma na capela, tornando-se uma Igreja Matriz.

Gentílico: beberibense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Beberibe, pela lei provincial nº 2051, de 24-111883, subordinado ao município de Cascavel.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Beberibe figura no município de Cascavel.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cascavel, pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, desmembrado de Cascavel. Sede no antigo distrito de Beberibe. Constituído de 5 distritos: Beberibe, Itapeim ex-Cruzeiro, Parajuru ex-Barrinha, Paripueira e Sucatinga, ambos desmembrado de Cascável. Instalado em 25-03-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 5 distritos: Beberibe, Itapeim, Parajuru, Paripueira e Sucatinga.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 6439, de 21-07-1963, desmembra do município de Beberibe o distrito de Parajuru. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual 6457, 09-08-1863, desmembra do município de Beberibe o distrito Paripueira. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 6947, de 19-12-1963, desmembra do município de Beberibe o distrito de Itapeim. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Beberibe e Sucatinga.

Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, Beberibe adquiriu os extintos municípios de Itapeim, Parajuru e Paripueira.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 4 distritos: Beberibe, Itapeim, Parajuru e Sucatinga.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Pela lei estadual nº 11384, de 18-12-1987, é criado o distrito de Serra do Félix e anexado ao município de Beberibe.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído de 6 distritos: Beberibe, Itapeim, Parajuru, Paripueira, Serra do Félix e Sucatinga.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE