Nordeste Região de Juazeiro do Norte

Tudo sobre Juazeiro do Norte

Guia completo, dados e turismo em Ceará.

População (2022)
286.120
PIB Total
R$ 5,11 Bi
Per Capita
R$ 17.876,39
Área (km²)
248,200
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Dezembro a Março

Durante esses meses, o clima é mais ameno e há eventos culturais e festividades religiosas, atraindo muitos visitantes.

🛡️

Segurança

Juazeiro do Norte é considerada uma cidade segura, mas é sempre recomendável ter cuidados básicos.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Juazeiro do Norte, localizado no coração do Ceará, é uma cidade rica em história e cultura. Com uma população de 286.120 habitantes, esta cidade é um importante destino turístico da região, principalmente por sua ligação com a religiosidade e a figura emblemática do Padre Cícero. O bioma da região é a caatinga, oferecendo uma paisagem única e característica do sertão nordestino.

Principais Atrações

Matriz de Nossa Senhora das Dores

Igreja histórica que é a padroeira da cidade, onde estão as relíquias do Padre Cícero.

Catedral de Nossa Senhora das Dores

Uma imponente catedral que serve como um importante local de peregrinação.

Casa de Padre Cícero

Local onde o Padre Cícero viveu e que hoje é um museu, preservando a história de sua vida.

Horto de Padre Cícero

Um espaço verde dedicado à memória do Padre Cícero, com várias estátuas e locais para meditação.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Juazeiro do Norte?

Juazeiro do Norte é acessível por meio de avião, com o Aeroporto Regional do Cariri, e por rodovias.

? Quais são as principais festas religiosas da cidade?

As festividades em homenagem ao Padre Cícero, especialmente durante o mês de novembro, são as mais conhecidas.

Como Chegar

✈️

Aeroporto Regional do Cariri

JDO/SBJU

Endereço:

Endereço: Av. Virgílio Távora, 4000
Telefone: (0xx88)3572-0700

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Juazeiro do Norte?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Juazeiro do Norte Ceará - CE

Histórico

Em 1827 foi erigida uma capelinha, pelo Padre Pedro Ribeiro de Carvalho, no local denominado Tabuleiro Grande, em frente a um frondoso juazeiro, na estrada real que ligava Crato a Missão Velha, à margem direita do rio Batateira. Esta a origem de Juazeiro do Norte. A denominação deve-se justamente à árvore, notável por manter-se verdejante no rigor das maiores secas. Juazeiro é palavra tupi-portuguêsa: jua ou iu-à e "fruto de espinho" (em virtude da grande quantidade de espinhos que defendem os ramos da árvore), mais o sufixo eiro.

A pequena capela foi consagrada a Nossa Senhora das Dores, padroeira do Município, a quem o Padre doou, como patrimônio, as suas terras e onze escravos.

O povoado não teve grande desenvolvimento até que a 11 de abril de 1872 lá chegou o Padre Cícero Romão Batista, como sucessor do Padre Pedro Ferreira de Melo. O pequeno núcleo contava, então, com 12 casas de tijolos e 20 de taipa e palha.

Padre Cícero dedicou-se aos deveres religiosos .

Não tardou que a fama evangélica do novo sacerdote se propagasse em toda a região caririense e pelas cidades próximas.

A influência do padre avultou, após os acontecimentos que se teriam verificado anos depois, e de que foi protagonista a beata Maria de Araújo. No dia 6 de março de 1889, a beata, ao receber das mãos do padre a sagrada partícula, viu-a transformar-se em sangue vivo. O fenômeno repetiu-se outras vêzes e durante anos.

A notícia espalhou-se por todo o Nordeste, começando o êxodo para Juazeiro, que teve então grande impulso. Mas a Igreja veio a condenar essas manifestações, suspendendo o Padre das Ordens. A fama da beata Maria de Araújo foi diminuindo aos poucos, até apagar-se completamente.

Padre Cícero afastou-se de Juazeiro alguns meses, tendo ido a Roma. Retornando, continuou a ter grande influência, sendo raro o sertanejo que não fosse a Juazeiro em romaria. Ao contrário da beata, sua fama tomava cada dia maior relêvo. Foi ele vice-presidente do Estado e Deputado Federal.

Gentílico: juazeirense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Núcleo de Juazeiro, pelo ato de 30-07-1858, e por lei municipal nº 49, de 12-11-1911, subordinado ao município de Crato.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Juazeiro, pela lei estadual nº 1028, de 02-071911, desmembrado Crato. Sede no atual distrito de Juazeiro ex-Núcleo de Juazeiro. Constituído do distrito sede. Instalado em 04-10-1911.

Pela lei municipal nº 51, de 12-11-1911, é criado o distrito de de Horto e anexado a vila de Juazeiro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, vila de Juazeiro é constituído de 2 distritos: Juazeiro e Horto.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Juazeiro, pela lei estadual nº 1178, de 2307-1914.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído do distrito sede. Não figurando o distrito de Horto.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 2 distritos: Juazeiro e Cidade.

Pela lei estadual nº 448, de 20-12-1938, o distrito de Cidade, foi extinto, sendo seu território anexado ao novo distrito de Padre Cícero. Sobo o mesmo decreto são criados os distritos de Marrocos e Padre Cícero e anexado ao município de Juazeiro.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Juazeiro, Marrocos e Padre Cícero.

Pelo decreto estadual nº 1114, de 30-12-1943, retificado em virtude do parecer de 14-06-1946 do Conselho Nacional de Geografia, o município de Juazeiro passou a denominar-se Juazeiro do Norte.

Em divisão territorial datada de 1-VII-19860 o município é constituído de 3 distritos: Juazeiro do Norte ex-Juazeiro, Marrocos e Padre Cícero.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica municipal

Juazeiro para Juazeiro do Norte alterado, pelo decreto estadual nº 1114, de 30-12-1943, retificado em virtude do parecer de 14-06-1946 do Conselho Nacional de Geografia.

Fonte: IBGE