Norte Região de Macapá

Tudo sobre Itaubal

Guia completo, dados e turismo em Amapá.

População (2022)
5.599
PIB Total
R$ 87,89 Mi
Per Capita
R$ 15.697,62
Área (km²)
1.704,000
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

junho

Neste mês, as chuvas são moderadas, permitindo um clima agradável para atividades ao ar livre e a vivência da culinária local.

🛡️

Segurança

A segurança em Itaubal é considerada boa, mas recomenda-se cuidados comuns em áreas rurais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Itaubal é um pequeno município do estado do Amapá, localizado ao sul de Macapá. Com uma rica história que remonta à década de 1930, quando foi habitado por famílias que se estabeleceram em busca de terras férteis, Itaubal é cercado pela exuberância da Amazônia e possui uma população acolhedora de 5.599 itaubenses. Venha descobrir suas belezas naturais e a cultura local!

Principais Atrações

Cultural do Pirarucu

Experimente a cultura e culinária local com destaque para o pirarucu, um peixe típico da região amazônica.

Riacho da Itaubal

Um riacho tranquilo perfeito para passeios e piqueniques em meio à natureza.

Feira de Produtos Regionais

Visite a feira local onde você pode encontrar produtos frescos como frutas, verduras e artesanato típico.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época do ano para visitar Itaubal?

A melhor época é em junho, devido ao clima ameno e possibilidade de desfrutar das atividades ao ar livre.

? O que posso fazer em Itaubal?

Você pode explorar a cultura local, degustar a culinária regional, e visitar as belezas naturais, como o Riacho da Itaubal.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Itaubal?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

O Município de Itaubal foi criado pela Lei no 0005, em 01 de maio de 1992, está localizado ao sul do estado (Meso Região Sul), a 112 km da Cidade de Macapá (pelo asfalto). Com um distrito: Itaubal. Limita-se com o município: Macapá.

Quem nasce em Itaubal é itaubense (gentílico).

Histórico: Conforme alguns moradores mais antigos do lugar, desde 1935 aproximadamente, algumas famílias que vieram das ilhas do Pará, em busca de boas terras e farta alimentação, fundaram ali um povoado, onde trabalharam em suas lavouras. Nessa época o lugar possuia e em grande abundância um tipo de árvore (madeira de lei) conhecida como itaúba, o que levou seus habitantes a denominarem o povoado de Itaubal.

Economia: Sua Economia está inserida principalmente no Setor Primário com a criação de gado bovino, bubalino (maior proporção), suíno, na cultura da mandioca, da melancia, do abacaxi, do maracujá, do caju; da psicultura (cultura do pirarucu), assim também da pesca (pirarucu , tucunaré, traíra, acará, tamuatá, etc.).

No Setor Secundário com a extração e fabricação de palmitos de açaí (Equador).

No Setor Terciário algumas mercearias.

Atração Turística: Como atração turística: cachoeira e corredeiras, os lagos e igarapés, para o banho e a pesca esportiva.

Eventos Culturais: O padroeiro desse município é São Benedito, que é festejado com muita fé na segunda quinzena de novembro, já que sua população é muito religiosa (católica).

Fonte: SOUZA, Manoel Dorandins Costa de. A Evolução Política, Demográfica e Sócio-Econômica do Amapá. Coordenação do Curso de História. Universidade Federal do Amapá. Macapá/AP, 1995. 101 p. (trabalho de conclusão de curso)

Autor do Histórico: JOEL LIMA DA SILVA