Centro-Oeste Região de Campo Grande

Tudo sobre São Gabriel do Oeste

Guia completo, dados e turismo em Mato Grosso do Sul.

População (2022)
29.579
PIB Total
R$ 2,23 Bi
Per Capita
R$ 75.451,77
Área (km²)
3.864,700
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

Junho

Neste mês, o clima é mais ameno e a cidade realiza festividades locais, como festas juninas, que atraem turistas e promovem a cultura local.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para turistas, com índices de criminalidade relativamente baixos.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

São Gabriel do Oeste é uma cidade jovem, localizada no Mato Grosso do Sul, e que abriga uma rica história desde 1885. O município, que tem sua origem ligada à pecuária e ao cultivo de café, oferece uma combinação de belezas naturais do bioma Cerrado e um patrimônio histórico em formação.

Principais Atrações

Parque Natural Municipal

Um espaço verde que oferece trilhas e áreas para piqueniques, perfeito para quem deseja entrar em contato com a natureza e desfrutar do bioma do Cerrado.

Igreja Matriz São Gabriel

Um dos marcos históricos da cidade, a igreja apresenta uma bela arquitetura e é um ponto de encontro para eventos comunitários.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atração turística em São Gabriel do Oeste?

A principal atração é o Parque Natural Municipal, que proporciona experiências únicas em meio à natureza do Cerrado.

? Quais opções de hospedagem existem na cidade?

A cidade possui diversas opções de hospedagem, incluindo hotéis e pousadas que atendem a diferentes faixas de preço.

Como Chegar

✈️

Aeroporto de São Gabriel do Oeste

SSGO
Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São Gabriel do Oeste?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

São Gabriel do Oeste

Mato Grosso do Sul - MS

Histórico

São Gabriel do Oeste é jovem, mas a região já é palco de atividades desde meados de 1885. Registros históricos apontam que a área onde hoje se situa a sede do município foi ocupada primeiramente por criadores de gado oriundos de Minas Gerais. O precursor dessa primeira incursão foi Bernardino Ferreira da Cunha. À época, a região integrava o município de Coxim.

Em 1948, parte do território de Coxim foi desmembrado — surgia o município de Camapuã, que continha os distritos de Ponte Vermelha e Areado. A ocupação das terras limitou-se às furnas - regiões mais acidentadas e providas de água, pois os chapadões do planalto não eram propícios a atividades agro-pastoris.

Somente na década de 1970, a região despertou para uma nova era de desenvolvimento. Percebeu-se a possibilidade de utilizar a área do cerrado para a agricultura. A partir de 1971, a região começou a ser estudada para sediar a cafeicultura. Tomando conhecimento dos planos do Instituto Brasileiro de Cafeicultores no plantio de café, um campo-grandense chamado Gabriel Abrão comprou uma área próxima ao córrego Ponte Vermelha.

Interessados em comprar lotes para a produção de café, paranaenses contataram Gabriel Abrão. Em 1973, fixaram-se na região dirigentes da empresa madeireira Maffissoni e Sorgatto S/A, de Renascença (PR). O grupo criou a sede de uma nova fazenda, localizada às margens do córrego Capão Redondo.

Começava assim, uma nova etapa do desenvolvimento da região, com a chegada de Balduíno Maffissoni, logo seguido por outras pessoas do Sudoeste paranaense e Oeste de Santa Catarina: Ângelo Brizot, Silvino Bortolini, Osório Rodrigues da Silva e Alessio Boff. Do Rio Grande do Sul vieram Walter Orling e Albano Frantz.

A cafeicultura, entretanto, não vingou na região. Em 1975, seria registrada a primeira colheita nos cafezais mais antigos, mas a produção foi totalmente destruída pela geada mais intensa já vista no Estado. O plano de reconstituição do café não surtiu efeitos; passou-se, então, a ter certa tendência para transformar as lavouras em pastagens.

No ano seguinte ao prejuízo nos cafezais, o povoado de São Gabriel foi elevado a distrito de Camapuã, sendo desmembrado do já antigo distrito de Ponte Vermelha. A decisão contou com a ajuda do deputado Rubem Figueiró de Oliveira.

Em 1977, surgiram os primeiros experimentos em soja, iniciando-se um novo ciclo de desenvolvimento. Dois anos depois, os moradores já não aceitavam mais a dependência de Camapuã e iniciaram-se movimentos visando à criação de um município. Os estudos para delimitação foram feitos em 1980, com o apoio dos deputados Ary Rigo e Londres Machado. Em 4 de maio realizou-se o plebiscito pela Comissão de Emancipação. No dia 12 de maio, por ato do ex-governador Marcelo Miranda Soares, foi assinada a lei em que ficou criado o novo município e estabeleceu seus limites. Seu território desmembrou-se de Camapuã, Bandeirantes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim.

Um ato do governo federal, no entanto, adiantou as eleições previstas para 15 de novembro de 1980. Criou-se, então, um impasse administrativo, já que São Gabriel e outros oito municípios não poderiam escolher o prefeito por meios eletivos. Depois de diversas reuniões, o governo estadual criou o cargo de administrador municipal, permitindo que o município fosse instalado no dia 17 de junho de 1981.

Para administrar o recém-criado município, foi empossado o líder da fundação da cidade, Balduíno Maffissoni.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Gabriel do Oeste, pela Lei Estadual nº 3784, de 30-09-1976, subordinado ao município de Camapuã.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de São Gabriel do Oeste figura no município de Camapuã.

Elevado á categoria de município com a denominação de São Gabriel do Oeste, pela Lei Estadual nº 74, de 12-05-1980, desmembrado do município de Camapuã.

Sede no atual distrito de São Gabriel do Oeste.

Constituído de 3 distritos: São Gabriel do Oeste, Areado e Ponte Vermelha, todos desmembrados do município de Camapuã. Instalado em 17-06-1981.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: São Gabriel do Oeste, Areado e Ponte Vermelha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: www.saogabriel.ms.gov.br/saogabriel/cidade/?id=16&item=9