Centro-Oeste Região de Três Lagoas

Tudo sobre Selvíria

Guia completo, dados e turismo em Mato Grosso do Sul.

População (2022)
8.142
PIB Total
R$ 1,72 Bi
Per Capita
R$ 211.642,59
Área (km²)
3.258,300
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

Neste mês, as temperaturas são amenas e a probabilidade de chuvas é menor, proporcionando uma experiência mais agradável para visitações ao ar livre.

🛡️

Segurança

Selvíria é uma cidade relativamente tranquila, com baixo índice de criminalidade e um ambiente seguro para turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Selvíria, localizada em Mato Grosso do Sul, é uma cidade com rica história, nascida da construção da represa de Ilha Solteira. Com uma população de 8.142 habitantes, a cidade é rodeada por belezas naturais do Cerrado e da Mata Atlântica. Um destino ideal para quem busca tranquilidade, natureza e uma imersão na história regional.

Principais Atrações

Represa de Ilha Solteira

Um dos maiores lagos artificiais do Brasil, ideal para atividades aquáticas como pesca, esportes náuticos e passeios de barco.

Praça da Matriz

Um local de encontro da comunidade, cercado por comércios e com uma bonita vista, ideal para relaxar e observar o cotidiano da cidade.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Selvíria?

A cidade pode ser acessada de carro pela BR-158 e está localizada a aproximadamente 60 km de Três Lagoas.

? Há opções de hospedagem em Selvíria?

Sim, a cidade possui algumas pousadas e hotéis que oferecem confortáveis acomodações para turistas.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Selvíria?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Selvíria

Mato Grosso do Sul - MS

Histórico

Selvíria é uma dádiva da represa de Ilha Solteira. Em fins dos anos cinquenta estavam prontos os estudos para o início da obra de construção de uma grande usina hidroelétrica que receberia o nome da ilha solteira no Rio Paraná. Em 1963 as obram tem início e logo haveria grande afluxo de trabalhadores de toda a região e estados vizinhos para a cidade dormitório que se formou no lado paulista. A Cesp, construtora da usina em pouco tempo tinha 30 mil pessoas em sua vila, e estimulava o loteamento do povoado que se formava do outro lado, no então Estado de Mato Grosso.

Os motivos eram óbvios: diminuir o peso de tanta gente dentro de suas instalações e minimizar problemas de habitação, segurança e até da prostituição que tanta população masculina atraia. E assim surgiu o loteamento de Selviria, assim chamada em razão de estar localizada em terras do fazendeiro João Selvirio de Souza, um visionário que soube captar o momento histórico de criar uma vila e lucrar com venda das terras do cerrado. Em 1974, com o fim das obras da usina e consequente migração da mão-de-obra dos peões para outras hidroelétricas, como Rosana, Nova Avanhandava e Água Vermelha, a vila de Selviria começou a definhar acompanhando a fuga de recursos.

Era então uma vila-dormitório e crescera à sombra da Cesp, mas agora o filão escasseava. Elevada a Distrito de Tres Lagoas em 1976 e à cidade em 1980, Selviria até hoje espera os royalties prometidos pela inundação de suas terras pela grande usina, pendência política que segue sem solução.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Selvíria, pela lei estadual nº 3.737, de 04-06-1976, criado com território do extinto distrito de Gaudalupe do Alto Paraná, com subordinado ao município de Três Lagoas.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Selvíria figura no município de Três Lagoas.

Elevado à categoria de município com a denominação de Selvíria, pela lei estadual nº 79, de 12-05-1980, desmembrado dos municípios de Três Lagoas e Inocência. Sede no atual distrito de Selvíria (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 16-06-1981.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: