O Município de Serra do Navio foi criado pela Lei no 0007, em 01 de maio de 1992, está localizado ao sul do estado (Meso Região Sul), a 190 km da Capital Macapá. Com um distrito: Serra do Navio. Limita-se com os municípios: Calçoene, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes e Paracuúba.
Quem nasce em Serra do Navio é serranaviense (gentílico).
Histórico: Dizem alguns que o rio que passa em frente à cidade, se observado de cima (de um avião), possui a forma de um navio. Mas, a origem da cidade sede do município, deu-se quando da implantação da ICOMI - Indústria e Comércio de Minérios S/A, que construiu em plena selva amazônica, casas para abrigar seus funcionários, consideradas na época essas construções de engenharia muito avançada.
Um destaque para este município é o seu clima, que por estar localizado em uma serra, a temperatura é sempre amena. No período do inverno chegando aos 15o C, é quando também surgem neblinas, que às vezes de tão densa não permite a visualização a mais de 6 metros.
Economia: Em sua economia utiliza-se no Setor Primário da cultura de mandioca, do arroz, do milho, da criação de gado bovino, bubalino e Suíno.
Mas, é no Setor Secundário que o município se sobressai ou sobressaiu-se por muitos anos, já que as reservas do manganês esgotaram-se, paralisando a ICOMI suas operações (extração) em 1997, embora o contrato com o governo do Estado, que era de 50 anos, só terminria no ano 2003. O município possui também algumas serrarias e poucas padarias.
No Setor Terciário possui um pequeno comércio (um supermercado) e os serviços de um hotel, possui também um cartório de registro civil.
Atração Turística: Por possuir infra-estrutura de cidade do sul do país, pois está situada numa região serrana, Serra do Navio, uma cidade climatizada, que por si já é uma atração turística.
Eventos Culturais: É festejado a criação do município em maio (01/05). Em julho são realizados os festejos em louvor a Santa Ana, padroeira da cidade. Além do Festival do Cupuaçu, e alguns derivados como sucos, tortas, geléias (e principalmente as polpas de frutas), etc. Da semente do cupuaçu também já é produzido o chocolate branco.
Fonte: SOUZA, Manoel Dorandins Costa de. A Evolução Política, Demográfica e Sócio-Econômica do Amapá. Coordenação do Curso de História. Universidade Federal do Amapá. Macapá/AP, 1995. 101 p. (trabalho de conclusão de curso)
Autor do Histórico: JOEL LIMA DA SILVA
Bioma: Amazônia
Densidade: 0,56 Habitantes por Km²
Gentílico: serranavienses
População (em 2010): 4.380 Habitantes
Unidade Territorial: 7.756,102 Km²
Fonte: IBGE
Quer viajar para Serra do Navio? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Amapá para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.
Descubra tudo sobre Serra do Navio. Previsão do tempo Serra do Navio. Localização Serra do Navio. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.
» Macapá (398204 Hab.)
» Santana (101262 Hab.)
» Laranjal do Jari (39942 Hab.)
» Oiapoque (20509 Hab.)
» Mazagão (17032 Hab.)
» Porto Grande (16809 Hab.)
» Tartarugalzinho (12563 Hab.)
» Vitória do Jari (12428 Hab.)
» Pedra Branca do Amaparí (10772 Hab.)
» Calçoene (9000 Hab.)
» Amapá (8069 Hab.)
» Ferreira Gomes (5802 Hab.)
» Cutias (4696 Hab.)
» Serra do Navio (4380 Hab.)