História Serra do Navio

O Município de Serra do Navio foi criado pela Lei no 0007, em 01 de maio de 1992, está localizado ao sul do estado (Meso Região Sul), a 190 km da Capital Macapá. Com um distrito: Serra do Navio. Limita-se com os municípios: Calçoene, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes e Paracuúba.

Quem nasce em Serra do Navio é serranaviense (gentílico).

Histórico: Dizem alguns que o rio que passa em frente à cidade, se observado de cima (de um avião), possui a forma de um navio. Mas, a origem da cidade sede do município, deu-se quando da implantação da ICOMI - Indústria e Comércio de Minérios S/A, que construiu em plena selva amazônica, casas para abrigar seus funcionários, consideradas na época essas construções de engenharia muito avançada.

Um destaque para este município é o seu clima, que por estar localizado em uma serra, a temperatura é sempre amena. No período do inverno chegando aos 15o C, é quando também surgem neblinas, que às vezes de tão densa não permite a visualização a mais de 6 metros.

Economia: Em sua economia utiliza-se no Setor Primário da cultura de mandioca, do arroz, do milho, da criação de gado bovino, bubalino e Suíno.

Mas, é no Setor Secundário que o município se sobressai ou sobressaiu-se por muitos anos, já que as reservas do manganês esgotaram-se, paralisando a ICOMI suas operações (extração) em 1997, embora o contrato com o governo do Estado, que era de 50 anos, só terminria no ano 2003. O município possui também algumas serrarias e poucas padarias.

No Setor Terciário possui um pequeno comércio (um supermercado) e os serviços de um hotel, possui também um cartório de registro civil.

Atração Turística: Por possuir infra-estrutura de cidade do sul do país, pois está situada numa região serrana, Serra do Navio, uma cidade climatizada, que por si já é uma atração turística.

Eventos Culturais: É festejado a criação do município em maio (01/05). Em julho são realizados os festejos em louvor a Santa Ana, padroeira da cidade. Além do Festival do Cupuaçu, e alguns derivados como sucos, tortas, geléias (e principalmente as polpas de frutas), etc. Da semente do cupuaçu também já é produzido o chocolate branco.

Fonte: SOUZA, Manoel Dorandins Costa de. A Evolução Política, Demográfica e Sócio-Econômica do Amapá. Coordenação do Curso de História. Universidade Federal do Amapá. Macapá/AP, 1995. 101 p. (trabalho de conclusão de curso)

Autor do Histórico: JOEL LIMA DA SILVA



Hospedagem Serra do Navio

Hotéis Serra do Navio Pousadas Serra do Navio Campings Serra do Navio Albergues / Hostels Serra do Navio Chalés Serra do Navio Spas e Resorts Serra do Navio

Demografia Serra do Navio

Bioma: Amazônia

Densidade: 0,56 Habitantes por Km²

Gentílico: serranavienses

População (em 2010): 4.380 Habitantes

Unidade Territorial: 7.756,102 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Serra do Navio? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Amapá para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do Tempo Serra do Navio


Descubra tudo sobre Serra do Navio. Previsão do tempo Serra do Navio. Localização Serra do Navio. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores Cidades Amapá

» Macapá (398204 Hab.)
» Santana (101262 Hab.)
» Laranjal do Jari (39942 Hab.)
» Oiapoque (20509 Hab.)
» Mazagão (17032 Hab.)
» Porto Grande (16809 Hab.)
» Tartarugalzinho (12563 Hab.)

» Vitória do Jari (12428 Hab.)
» Pedra Branca do Amaparí (10772 Hab.)
» Calçoene (9000 Hab.)
» Amapá (8069 Hab.)
» Ferreira Gomes (5802 Hab.)
» Cutias (4696 Hab.)
» Serra do Navio (4380 Hab.)

» Itaubal (4265 Hab.)
» Pracuúba (3793 Hab.)


Pacotes de viagens no Amapá

Pacotes de Viagens para Amapá

Bandeira do estado do Amapá

Bandeira do estado do Amapá

Mapa Serra do Navio