Nordeste Região de São Benedito - Ipu - Guaraciaba do Norte - Tianguá

Tudo sobre Ubajara

Guia completo, dados e turismo em Ceará.

População (2022)
32.767
PIB Total
R$ 642,05 Mi
Per Capita
R$ 19.594,29
Área (km²)
421,000
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Julho

Durante o mês de julho, as temperaturas são amenas e ocorrem festividades culturais que atraem visitantes para a cidade.

🛡️

Segurança

Ubajara é considerada uma cidade segura para turistas, com baixo índice de criminalidade, mas é sempre bom estar atento aos pertences pessoais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Ubajara é uma cidade encantadora localizada no estado do Ceará, conhecida por sua rica história e belezas naturais. Com uma população de 32.767 habitantes, a cidade é o refúgio perfeito para os amantes da natureza que buscam explorar o bioma da Caatinga, além de conhecer as raízes de seu povo e suas tradições.

Principais Atrações

Parque Nacional de Ubajara

Um dos principais atrativos da região, o parque é conhecido por suas trilhas, cavernas, cachoeiras e a famosa teleférico que oferece vistas deslumbrantes.

Cascata do Grito

Uma bela cachoeira onde os visitantes podem nadar e relaxar em meio à natureza. O local é ideal para piqueniques e caminhadas.

Igreja Matriz de Ubajara

Uma construção histórica que remonta ao século XIX, é um marco da cultura religiosa local e proporciona uma imersão na história da cidade.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Ubajara?

A melhor forma de chegar a Ubajara é de carro, aproveitando as rodovias que conectam a cidade a outras localidades do Ceará.

? Há opções de hospedagem em Ubajara?

Sim, Ubajara possui diversas opções de hospedagem, que vão desde pousadas aconchegantes até hotéis com estrutura completa.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Ubajara?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Ubajara Ceará - CE

Histórico

O atual Município de Ubajara era habitado primitivamente pelos índios tabajaras. A primeira penetração foi feita por volta de 1604, por Pero Coelho de Souza, que tentou conquistar as terras férteis da serra de Ibiapaba. Auxiliado pelos jesuítas Francisco Pinto e Luís Figueira, promoveu ele a pacificação dos índios e o desenvolvimento das aldeias que começavam a proliferar às margens do arroio Árabe.

A obra dos jesuítas foi interrompida, no entanto, com o trucidamento do padre Francisco Pinto, pelos índios tocarijus, durante uma cerimônia religiosa, no dia 11 de janeiro de 1608, no local onde hoje se ergue a cidade de Ubajara.

Em 1877, acossadas pela seca e pela falta de viveres, várias famílias emigraram das zonas atingidas, instalando-se nos sítios Buriti, Pitanga e Pavuna as primeiras levas - as famílias de Bartolomeu Fernandes do Rêgo, Manuel Luís Pereira, Manuel Soares e Silva e Francisco Soares e Silva. Quando a grande seca as atingiu, deslocaram-se para o lado sul de uma lagoa, denominada Lagoa de Jacaré, ali organizando um arruado que se chamou Jacaré, primitivo nome do Município. O núcleo foi se desenvolvendo, até que, em 1884, um incêndio o destruiu, obrigando os moradores a passarem para as terras do lado oposto da lagoa. Em poucos meses reconstruíram o povoado.

Em 1886 foi erguida a capela em honra de São José, sagrada no ano seguinte pelo primeiro vigário da freguesia de São Pedro de Ibiapina, a cuja jurisdição pertenceu durante muitos anos. Nos anos de 1896 a 1906 a antiga capela foi demolida e outra mais ampla e aprazível foi erguida no local. No dia 22 de novembro de 1934, Dom José Tupinamba da Frota decretava, oficialmente, a criação da paróquia. Uma grande remodelação da matriz começou em 10 de maio de 1941. Nesta reforma foi construída a torre e parte da igreja que faltava. A obra foi inaugurada em 10 de dezembro de 1950.

O distrito de paz foi criado em 1890. Em 1915 conseguiu o Município autonomia administrativa, passando a denominar-se Ubajara.

Origem do Topônimo: Indígena, com a significação do "senhor da canoa" (ubá-canoa e jara-senhor, nome de um cacique vindo do litoral e que por muito tempo habitou a gruta de Ubajara).

Gentílico: ubajarense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Jacaré, por ato de 12-02-1890, subordinado ao município de Ibiapina.

Elevado à categoria de município com denominação de Ubajara, pela lei estadual nº 1279, de 24-08-1915, desmembrado de Ibiapina. Sede na povoação de Jacaré. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-12-1915.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o município é constituído de 2 distritos: Ubajara e Araticum. Desmembrado de Ibiapina. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece é constituído de 3 distritos: Ubajara, Araticum e Trapiá Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 2 distritos: Ubajara e Araticum. Não figurando o distrito de Trapiá. Assim permanecendo em divisão territorial datada de1-VII-1950. Pela lei estadual nº 1153, de 22-11-151, é criado o distrito de Jaburuna ex-povoado e anexado de Ubajara.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Ubajara, Araticum e Jaburuna.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Pela lei municípal nº 481, de 22-04-1994, é criado o distrito de Nova Veneza expovoado e anexado ao município de Ubajara.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 4 distritos: Ubajara, Araticum, Jaburuna e Nova Veneza.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital

Jacaré para Ubujara alterado, pela lei estadual nº 1279, de 24-08-1915.

Pontos Turístico:

Gruta de Ubajara : localizada no Distrito de Araticum, a 3km da sede, localizada no Parque Nacional de Ubajara. Trajeto feito por trilha natural margeando um riacho ou por teleférico durante 2 a 3 minutos, oferecendo ampla visão do parque.

Fonte: IBGE