Sul Região de Xanxerê

Tudo sobre Abelardo Luz

Guia completo, dados e turismo em Santa Catarina.

População (2022)
17.392
PIB Total
R$ 785,84 Mi
Per Capita
R$ 45.183,99
Área (km²)
955,400
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

Neste mês, o clima é ameno e há várias festas comunitárias que celebram a cultura local.

🛡️

Segurança

Abelardo Luz é uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, garantindo uma boa segurança para os turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Abelardo Luz, uma cidade pitoresca situada em Santa Catarina, é um destino que une a rica história da colonização brasileira à exuberância da natureza da Mata Atlântica. Com uma população acolhedora de 17.392 habitantes, a cidade oferece uma experiência tranquila e cheia de cultura para os visitantes.

Principais Atrações

Museu Histórico de Abelardo Luz

Um espaço que preserva a história da cidade e da região, com objetos e documentos que remontam à colonização e à cultura local.

Cascata do Salto

Uma bela cascata localizada em meio à natureza, ideal para caminhadas e piqueniques, com uma vista deslumbrante.

Parque Municipal da Matinha

Uma área verde que oferece trilhas, espaços para lazer e atividades ao ar livre, perfeito para a família.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Abelardo Luz?

A cidade é acessível por estrada, sendo a BR-282 a principal via de acesso. Ônibus intermunicipais também conectam Abelardo Luz a cidades vizinhas.

? Quais são os melhores lugares para comer na cidade?

Abelardo Luz oferece uma variedade de restaurantes com comidas típicas. Recomendamos o Restaurante Da Roça e Pizzaria Sabor do Sul.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, a cidade conta com várias pousadas e hotéis que atendem a diferentes faixas de preço, proporcionando conforto e qualidade aos visitantes.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Terminal Rodoviário de Abelardo Luz
Endereço: Rua Altair Silva, 80 - Centro – CEP: 89830-000
Telefone:(0xx49)3445-4326

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Abelardo Luz?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Abelardo Luz

Santa Catarina - SC

Histórico

Abelardo Luz, ponto de parada na estrada das missões, por onde passavam militares e tropeiros, era passagem obrigatória para a Colônia de Xanxerê. Os primeiros colonizadores foram provenientes do Estado de Minas Gerais. As primeiras famílias de que se tem notícia foram as de Messias de Souza e Leocádio dos Santos que já encontraram estabelecida a família de João de Oliveira na então fazenda Alegre do Marco.

Anteriormente, a área era habitada por índios guaranis e kaingangues, hoje já civilizados e que ainda habitam alguns pontos da região.

O povoamento efetivo de Abelardo Luz só teve início no século XX, intensificando-se nas últimas cinco décadas com a chegada de migrantes paulistas, paranaenses e gaúchos de origem, principalmente, italiana e alemã.

Abelardo Luz integrante da antiga Colônia Militar de Chapecó, denominada Chapecó Grande, fazia parte do Distrito de Diogo Ribeiro, hoje São Domingos, com o nome de Passo das Flores. Em 1922, foi elevado a Distrito com o nome de Abelardo Luz, em homenagem ao filho do então Governador do Estado, Hercílio Luz.

Gentílico: abelardo-luzense ou abelardense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Abelardo Luz, pela lei municipal nº 2, de 22-12­1917, subordinado ao município de Chapecó.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito permanece no município de Chapecó.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito permanece no Município de Chapecó.

Pela lei estadual nº 133, de 30-12-1953, transfere-se o distrito de Abelardo Luz do Município de Chapecó para o de Xanxerê.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o Distrito de Abelardo Luz permanece no município de Xanxerê.

Elevado à categoria de município com a denominação de Abelardo Luz, pela lei estadual nº 348, de 21-06-1958, desmembrado de Xanxerê. Sede no antigo distrito de Abelardo Luz. Constituído do distrito sede. Instalado em 27-07-1958.

Pela lei municipal nº 3, de 05-05-1959, é criado o Distrito de Ouro Verde e anexado ao Município de Abelardo Luz.

Pela lei municipal nº 4, de 05-05-1959, é criado o distrito de Ipuaçu e anexado ao município de Abelardo Luz.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Abelardo Luz, Ipuaçu e Ouro Verde.

A lei estadual nº 8531, de 09-01-1982, desmembra do município de Abelardo Luz o distrito de Ipuaçu. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 8529, de 09-01-1992, desmembra-se do município de Abelardo Luz o distrito de Ouro Verde. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE