Sul Região de Criciúma

Tudo sobre Criciúma

Guia completo, dados e turismo em Santa Catarina.

População (2022)
214.493
PIB Total
R$ 10,06 Bi
Per Capita
R$ 46.919,04
Área (km²)
235,600
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Setembro

O clima é ameno e a cidade realiza diversas festas e eventos culturais, como a Festa Nacional do Carvão.

🛡️

Segurança

Criciúma é considerada uma cidade segura para turistas, com boas opções de hospedagem e serviços.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Criciúma é uma cidade rica em história e cultura, localizada no estado de Santa Catarina, Brasil. Com uma população de aproximadamente 214.493 habitantes, a cidade se desenvolveu a partir da colonização italiana, seguida por outras etnias que contribuíram para a diversidade cultural local. Inserida na Mata Atlântica, Criciúma oferece belas paisagens naturais e um rico patrimônio histórico para os visitantes.

Principais Atrações

Museu Augusto Casagrande

Um museu que apresenta a história do carvão e da mineração na região, além de artefatos históricos da cidade.

Parque das Nações

Um belo parque para atividades ao ar livre, com áreas de lazer, trilhas e o Lago das Nações.

Igreja São José

Uma das principais igrejas da cidade, com arquitetura impressionante e rica em detalhes, especialmente conhecida pela sua fachada.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Criciúma?

A cidade é acessível de carro pela BR-101 e também conta com um aeroporto regional que recebe voos diários.

? Quais são os pratos típicos da região?

Não deixe de experimentar o tradicional 'canelone' e a 'pizza' ao estilo italiano, que são muito populares entre os moradores.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Rodoviária de Criciúma
Endereço: Av. Centenário, s/n – Centro
Telefone:(0xx48)3433-3999

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Criciúma?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

CRICIÚMA - SC

Histórico:

O nome Cresciuma originou-se de um vocábulo indígena, que designava uma graminácea, semelhante à taquarinha, abundante no centro da cidade à época. Existiam no local índios Carijós e Xoklengs, que foram desaparecendo com a chegada dos primeiros imigrantes europeus, em 1880. Foi nesse período que ocorreu a fundação e ocupação efetiva de Criciúma.

A colonização iniciou-se com a chegada de 31 famílias de italianos, seguidas de poloneses e, em 1912 de alemães. Por fim, a cidade foi composta, basicamente, pelas etnias afro-descendentes, portuguesa, polonesa, alemã, árabe, italiana e espanhola.

Sua economia baseou-se, primeiramente, na agricultura. Com o início do desenvolvimento do comércio no final do Século XIX, dedicação à agricultura, ao pequeno comércio e a passagem de tropeiros, Criciúma tornou-se distrito de Araranguá em 1892.

Em 1913, iniciou-se a exploração do carvão, o que atraiu um grande contingente de trabalhadores do litoral e da região próxima da serra, principalmente das cidades de Tubarão, Araranguá, Laguna e Lages. Com o desenvolvimento da mineração, começou a implantação da Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, alavancando a economia e culminando na criação do município em 1925.

Nas Décadas de 1940 e 1950, a população quase triplicou, em razão da grande demanda por carvão mineral durante a Segunda Guerra Mundial, ocasionando problemas sociais, em função da falta de infra-estrutura e da poluição advinda do carvão, o que contribuiu para a falta de água potável, de saneamento básico e proliferação de inúmeras doenças. Foi durante a década de 1940 que a cidade recebeu o título de Capital Brasileira do Carvão.

Com o advento da década de 1940, o município entrou em um processo de modernização, passando por processos de higienização e diversificação econômica a partir das décadas de 1960 e 1970, consolidando-se ? além da extração do carvão, principal atividade ? as indústrias cerâmica, de vestuário, alimentícias, de calçados, da construção civil, de plásticos e metal-mecânicas. Atualmente, possui como principais atividades o vestuário, o plástico, a cerâmica e a metal-mecânica.

A Lei nº 48 de 02/09/1892 criou o distrito com denominação de Cresciuma, subordinado ao município de Araranguá. Em 04/11/1925, pela Lei nº 1516, elevou-se a categoria de município de Cresciuma. Em 30/12/1948, por meio da Lei nº 247, passou a denominar-se Criciúma.

Atualmente, Criciúma é o maior município do Sul Catarinense e um dos cinco maiores de Santa Catarina. Sua população, segundo a estimativa do IBGE publicada em 29 de agosto de 2008, é de 187.018 habitantes.

Fonte: IBGE