Norte Região de Manaus

Tudo sobre Careiro

Guia completo, dados e turismo em Amazonas.

População (2022)
30.792
PIB Total
R$ 395,19 Mi
Per Capita
R$ 12.834,31
Área (km²)
6.091,500
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

junho

É a temporada de menor precipitação e temperaturas amenas, ideal para a exploração de atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Moderado, com necessidade de cuidados habituais em áreas fluviais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Descubra Careiro, uma joia escondida no coração da Amazônia. Com uma população de 30.792 habitantes, essa cidade tem um rico histórico de colonização, particularmente marcada pela chegada de nordestinos no final do século XIX. Desde os tempos de Chico Macucu, o único morador anteriormente, até a formação de colônias, Careiro oferece uma imersão na cultura local e nas belezas naturais da região.

Principais Atrações

Igreja de Santa Maria

Uma bela construção que representa a fé e a cultura local, ideal para uma visita de contemplação.

Flona do Tapajós

Uma vasta floresta onde você pode fazer trilhas e observar a biodiversidade amazônica.

Mercado Municipal de Careiro

Um vibrante local onde você pode experimentar a culinária local e comprar artesanato típico.

Dúvidas Comuns

? Qual é o melhor meio de transporte para chegar a Careiro?

A forma mais comum é através de transporte rodoviário ou fluvial a partir de Manaus.

? O que fazer em Careiro?

Visite pontos turísticos locais, faça trilhas na floresta, experimente a culinária regional e conheça a cultura amazônica.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Careiro?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Careiro

Amazonas - AM

Histórico

O domínio do homem civilizado no Careiro não é muito antigo. Existia em toda zona em apreço um único morador, o caboclo Francisco Ferreira, mas conhecido por Chico Macucu.

Em 1877, grande levas de retirantes do Nordeste, principalmente do Ceará, entraram em Manaus, sendo que muitos foram fixar-se no Careiro. Data daí o povoamento da região. Novas secas nordestinas determinaram outras penetrações de cearenses, piauienses, paraibanos e outros, no Careiro, Cambixe e Janauacá.

Grande era o número chegado aqui em 1890. O governo amazonense, por lei nº 9, de 11 de janeiro daquele ano, mandou nuclear essa gente em duas colônias que foram instaladas: uma em Santa Maria do Janauacá, e outra com o nome de ″13 de maio″, no Cambiche.

Os colonos foram sustentados pelo governo do Estado, durante seis meses, tendo antes recebido, cada um, seu lote de terra para trabalhar.

Com o decorrer dos tempos, Careiro e Cambixe encheram-se de habitantes, tornando-se a zona agropecuária do Amazonas. Não há, ali, terras devolutas e raras são as baldias. O trabalho do homem criou a riqueza e a fartura. Aquela gente humilde, mas corajosa transformou as florestas em campos de criação e de cultura, construiu casas residências, levantou ″marombas″ para a defesa do seu gado.

Estamos nos referindo a uma região que é a expressão viva da capacidade realizadora do nordestino. Desajudado, fez muito. De margem a margem, alinham-se as fazendas interpondo-se as plantações, tudo separado por cerca de arame ou de ″tranqueiras″.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Careiro, pelo decreto-lei estadual nº 176, de 01-12-1943, com território desmembrado do município de Manaus e também do distrito sede do município de Manacapuru, subordinado ao município Manaus.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Careiro figura no município de Manaus.

Elevado à categoria de município Careiro, pela lei estadual nº 99, 19-12-1955, desmembrado do município de Manaus. Sede no antigo distrito de Careiro. Constituído do distrito sede. Instalado em 29-01-1956.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: