Norte Região de Manacapuru

Tudo sobre Manacapuru

Guia completo, dados e turismo em Amazonas.

População (2022)
101.883
PIB Total
R$ 1,54 Bi
Per Capita
R$ 15.161,26
Área (km²)
7.330,100
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

junho

É o período da seca na região, com menor incidência de chuvas e maior facilidade para passeios e atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

A segurança em Manacapuru é razoável, mas recomenda-se cuidado nas áreas isoladas e atenção ao redor.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Manacapuru, localizado no coração da Amazônia, é uma cidade rica em história e cultura. Com uma população de 101.883 habitantes, o município exibe a beleza exuberante da floresta amazônica e características que fazem dela um destino imperdível para os amantes da natureza e da cultura indígena.

Principais Atrações

Lago Manacapuru

Um magnífico lago que oferece oportunidades para passeios de barco e observação de vida selvagem.

Feitoria de Pesca Caldeirão

Um ponto histórico que remete ao passado do município, onde visitantes podem aprender sobre a história da pesca na região.

Cultura Indígena Mura

Experiências culturais que incluem artesanato, danças e tradições dos índios Mura, povo que habitou a região.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Manacapuru?

A maneira mais comum é via barco a partir de Manaus, que oferece uma experiência única pela bacia amazônica.

? Que atividades posso fazer em Manacapuru?

Você pode explorar a natureza em passeios de barco, visitar comunidades indígenas e conhecer a rica fauna e flora local.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Manacapuru?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Manacapuru

Amazonas - AM

Histórico

O Território a que corresponde o atual Município era habitado pelos índios muras. Belicosos e hostis, os muras foram pacificados em 1774 por Matias Fernandes, diretor da aldeia de Santo Antônio do Imaripi, no Japurá.

Por volta de 1785, já existia à margem do rio Solimões, pouco abaixo da foz do Manacapuru, sob a administração de Sebastião Pereira de Castro, uma Feitoria de Pesca denominada Caldeirão, cuja produção era destinada ao abastecimento da guarnição militar sediada em Barcelos, a essa época sede da Capitania.

Segundo comunicação do administrador da Feitoria ao General Pereira Caldas, "a 27 de setembro havia chegado ali um grosso número de gentio mura", que desejava estabelecer-se nas vizinhanças. Em resposta a essa comunicação, Pereira Caldas recomendou fossem os índios encaminhados à povoação de Anamã ou outro lugar designado pelo administrador. O local escolhido foi a margem do lago Manacapuru, onde os indígenas, em número de 290, se estabeleceram em 15 de fevereiro de 1786, edificando a povoação que recebeu o nome do lago.

Formação Administrativa

A Lei n.° 148, de 12 de agosto de 1865 criou a Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré de Manacapuru, com sede na povoação de Manacapuru.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Manacapuru, pela lei estadual nº 83, de 27-09-1894, desmembrada do município de Manaus. Instalado em 16-06-1895

A Comarca de Manacapuru foi criada pela Lei n.° 354, de 10 de setembro de 1901. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 13 distritos: Manacapuru, Aiapuá, Arara, Beruri, Caapiranga, Campina,Conceição de Manacapuru, Guajaratuba, Jaitenga, Manaquiri, Mundurucus, Paratari, Tamanduá.

Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920, o município aparece constituído de 5 distritos: Manacapuru, Aiapuá, Campinas, Manaquiri, Terra Preta.

Por força da Lei n.° 1.126, de 5 de novembro de 1921, foi extinta a comarca de Manacapuru e restabelecida no ano seguinte, conforme Lei n.° 1 133, de 7 de fevereiro.

Elevada à condição de cidade com a denominação de Manacapuru, pelo ato estadual nº 1639, de 16-07-1932.

Em divisão territorial datada de o município aparece constituído do distrito sede.

Pelo decreto-lei estadual nº 176, de 01-12-1938, foram criados os distritos de Caapiranga e Beruri e anexado ao município de Manacapuru.

No quadro fixado apara vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Manacapuru, Beruri e Caapiranga.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Pela lei municipal nº 14, de 07-6-1957, é criado o distrito de Vila Rica e anexado ao município de Manacapuru.

De acordo com a divisão administrativa vigente em dezembro de 1959, compõem o Município três distritos: Manacapuru, Beruri e Caapinanga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Manacapuru, Beruri, Caapiranga e Vila Rica.

Pela lei estadual nº 1, de 12-04-1961, desmembra do município de Manacapuru o distrito de Beruri. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 7, de 09-04-1963, desmembra do município de Manacapuru os distritos de Caapiranga e Vila Rica. Elevando-os à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alteração toponímica municipal

Nossa Senhora de Nazaré de Manacapuru para Manacapuru, alterado pela lei estadual nº 83, de 27-09-1894.

Fonte: