Sul Região de Tubarão

Tudo sobre Gravatal

Guia completo, dados e turismo em Santa Catarina.

População (2022)
12.435
PIB Total
R$ 387,23 Mi
Per Capita
R$ 31.140,41
Área (km²)
168,400
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

O clima é ameno e há várias festas locais, além de ser um período ideal para desfrutar da natureza.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para turistas, com baixas taxas de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Gravatal é uma encantadora cidade localizada em Santa Catarina, conhecida por suas belezas naturais e rica história. Com uma população de 12.435 habitantes, o município é cercado pela exuberante Mata Atlântica, oferecendo um ambiente propício para quem busca descanso e lazer.

A história de Gravatal remonta a 1850, com a chegada de João Martins de Souza, que deu nome à localidade, e desde então, a cidade se desenvolveu com a contribuição de diversas famílias, incluindo imigrantes alemães e italianos. O local é famoso por suas águas termais e sua tradição de hospitalidade.

Principais Atrações

Águas Termais de Gravatal

Reconhecidas por suas propriedades terapêuticas, as águas termais atraem visitantes em busca de relaxamento e bem-estar.

Capela de São Sebastião

Um marco histórico da cidade, a capela é um exemplo da arquitetura religiosa da época da colonização.

Parque Ecológico de Gravatal

Ideal para caminhadas e passeios em meio à natureza, o parque oferece trilhas e áreas para piquenique.

Dúvidas Comuns

? Quais são as atividades turísticas mais populares em Gravatal?

As principais atividades incluem banhos de água termal, trilhas ecológicas, e visitas a locais históricos.

? Gravatal é adequada para famílias?

Sim, a cidade possui atrações e atividades que agradam tanto adultos quanto crianças.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Gravatal?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Gravatal Santa Catarina - SC

Histórico:

O POVOAMENTO do território que constitui o município, foi conseqüência natural da fundação da Colônia de Santo Antônio dos Anjos de Laguna. Em 1850, chegou ao lugar o Senhor João Martins de Souza, denominado-o Gravatá, pela existência de grande quantidade de parasita com esse nome.

A seguir juntaram-se a João Martins de Souza, outras famílias como a de Pedro Neves, João Fernandes Lima, Roque São, cuja filha se casou com o Cel. Nicolau Corrêa de Andrade, gaúcho que ali se estabeleceu, prestando grandes serviços ao lugar. Fundaram a Capela de São Sebastião.

A colonização por elementos estrangeiros foi introduzida de 1880 a 1885, com a chegada de alemães, sendo os primeiros, Jacob May, Adolfo Kindermann e José Knabben. O elemento italiano chegou em 1910 com Pedro Zapellini e Estevão Grasso que, acompanhados de outros vindos de Azambuja, se fixaram na colônia hoje denominada São Miguel. Vencidas as primeiras dificuldades, deram início às atividades agrícolas e ao comércio, começando assim a se desenvolver a pequena comunidade.

Em 1926, foi criado o distrito com a denominação de Paz de Coração de Jesus, com a sede local da Capela do mesmo nome.

Suas terras férteis garantiam o suporte econômico através da agricultura, substituída pelo turismo como mola-mestra da economia local a partir da descoberta das termas.

Gentílico: gravatoense , gravatalense

Formação Administrativa:

Freguesia criada com a denominação de Gravatá, pela lei provincial nº 1219, de 02-10­1988, subordinado ao município de Tubarão. Em divisão administrativa permanecendo do ano de 1911, o distrito de Gravatá figura no município de Tubarão. Por lei municipal nº 141, de 10-07-1926, o distrito de Gravatá passou a denominar-se Coração de Jesus. Por lei municipal nº 149, de 26-06-1928, o distrito de Coração de Jesus voltou a denominar-se Gravatá. Em divisão administrativa referente ao ano 1933, o distrito de Gravatá figura no município de Tubarão. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Gravatá permanece no município de Tubarão. Pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31-12-1943, o distrito de Gravatá passou denominar-se Gravatal. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito já denominado Gravatal figura no município de Tubarão.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Gravatal permanece no município de Tubarão.

Elevado à categoria de município com a denominação de Gravatal, pela lei estadual nº 802, de 20-12-1961, desmembrado de Tubarão. Sede no antigo distrito de Gravatal. Constituído do distrito sede. Instalado em 29-12-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alterações toponímicas distritais.

Gravatá para Coração de Jesus alterado, pela lei municipal nº 141, de 10-07-1926. Coração de Jesus para Gravatá alterado, pela lei municipal nº 149, de 26-06-1928. Gravatá para Gravatal alterado, pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31-12-1943.

Fonte: IBGE