Sul Região de Ibirama - Presidente Getúlio

Tudo sobre Ibirama

Guia completo, dados e turismo em Santa Catarina.

População (2022)
19.862
PIB Total
R$ 599,10 Mi
Per Capita
R$ 30.163,18
Área (km²)
246,700
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

O clima é ameno e há diversas festas regionais como a Festa do Farrofeiro, que celebra a cultura local.

🛡️

Segurança

Ibirama é considerada uma cidade tranquila e segura para os turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Ibirama, localizada no estado de Santa Catarina, é uma cidade encantadora com uma rica herança cultural e belíssimas paisagens da Mata Atlântica. Com uma população de 19.862 habitantes, Ibirama é um destino ideal para aqueles que buscam tranquilidade, contato com a natureza e um pouco da história da colonização alemã no Brasil.

Principais Atrações

Praça Hercílio Luz

Um espaço agradável com áreas verdes, perfeito para passeios e eventos comunitários.

Igreja Matriz Santa Cruz

Uma das igrejas mais antigas da cidade, com arquitetura inspirada no estilo neogótico.

Parque Natural Municipal Paulo Schmidt

Uma área de preservação da Mata Atlântica, ideal para caminhadas e observação da fauna local.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal festa de Ibirama?

A principal festa é a Festa do Farrofeiro, que celebra a gastronomia e cultura local, geralmente realizada em setembro.

? Há opções de hospedagem em Ibirama?

Sim, a cidade oferece várias opções de hospedagem, incluindo pousadas e hotéis que atendem a diferentes faixas de preço.

? A cidade é acessível para pessoas com mobilidade reduzida?

Sim, a maioria dos pontos turísticos possui infraestrutura para atender pessoas com mobilidade reduzida.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Ibirama?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Ibirama Santa Catarina - SC

Histórico:

Em 1897, foi organizada em Hamburgo, Alemanha, a Sociedade Colonizadora Hanseática, com o objetivo de colonizar as terras devolutas dos vales dos rios Hercílio e Itapocu, concedidas pelo Governo de Santa Catarina. No mesmo ano, chegaram à barra do Ribeirão Taquaras, o diretor A .W. Sellin, o engenheiro Emílio Odebrecht, seis operários brasileiros e um alemão como cozinheiro. A comitiva subiu o Rio Itajaí-Açu até à confluência com o Rio Itajaí do Norte, onde Sellin achou o lugar favorável e bem situado para sede da Colônia, e deu-lhe o nome de Hansa-Hamônia. Em julho de 1899, veio residir no lugar, com muito ânimo, o primeiro colono, o Sr.Willy Luderwald e sua esposa e, no final do mesmo ano, chegaram as famílias de: Karl Engelhardt, Ludau Kitzenger, Ochmanne e Conrado Wagner, este último, solteiro. Novos colonizadores foram chegando e se dedicando à agricultura e pecuária e, em pouco tempo, foram surgindo incipientes, mas promissoras atividades industriais, especialmente nos ramos de laticínios, madeiras, féculas e produtos derivados de suínos.

O distrito foi criado com denominação Paz de Hamônia, pela Resolução nº 60, de 12-03-1912, subordinado ao município de Blumenau.

Foi promulgado município com a denominação de Dalbérgia, pelo Decreto Estadual nº 498, de 17-02-1934, desmembrando-se de Blumenau e constituído dos municípios Paz de Hamônia, José Boiteux e Gustavo Richard, tendo sua sede entre Nova Breslau e Nova Bremem.

Pelo Decreto Estadual nº 516, de 27-02-1934, ficou criado o distrito de Dalbérgia sede do município do mesmo nome a que se refere o Decreto nº 498.

Pelo Decreto Estadual nº 1, de 07-05-1935, o município de Dalbérgia teve seu toponímo alterado para Hamônia, tendo sua sede mudada para o antigo distrito de Hamônia.

O Decreto nº 517 de 28-02-1934 decreta que a sede do município de Dalbérgia será instalada provisóriamente em Hamônia, sede do distrito de mesmo nome.

Pelo Decreto-lei Estadual nº 941, de 31-12-1943, o município de Hamônia passou denominar-se Ibirama e o distrito de Getúlio Vargas denominar-se Presidente Getúlio. Ibirama é um termo indígena que significa: Ibi-terra, Rama - abundância, ou seja, terra

da fartura, terra da abundância.

Pela Lei Estadual nº 247, de 30-12-1948, é criado o distrito de Mirador, desmembrando-se do distrito de Presidente Getúlio e anexado ao município de Ibirama.

A Lei estadual nº 133, de 30-12-1953, desmembra do município de Ibirama, os distritos Presidente Getúlio, Gustavo Richard e Mirador. Para formar o novo muncípio de Presidente Getúlio.

Pela lei estadual nº 630, de 19-12-1960, é criado o distrito de Dalbérgia e anexado ao município de Ibirama.

Distrito: Sede e Dalbérgia

Gentílico: Ibiramense

Comarca: Ibirama

Fonte: BIBLIOTECA IBGE, PREFEITURA MUNICIPAL