Norte Região de Ji-Paraná

Tudo sobre Ji-Paraná

Guia completo, dados e turismo em Rondônia.

População (2022)
124.333
PIB Total
R$ 4,23 Bi
Per Capita
R$ 34.030,49
Área (km²)
6.896,700
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

Julho

Durante o mês de julho, o clima é mais ameno e há uma maior oferta de festivais culturais, tornando a visita mais enriquecedora.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada relativamente segura, mas recomenda-se cuidado em áreas menos movimentadas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Ji-Paraná, localizada no estado de Rondônia, é uma cidade rica em história e natureza. Com uma população de 124.333 habitantes, é um ponto de encontro entre a cultura amazônica e o desenvolvimento urbano. Originada da povoação chamada Urupá, a cidade possui uma trajetória marcada pelo extrativismo, a colonização e a diversidade cultural.

Principais Atrações

Parque da Cidade

Um espaço verde ideal para caminhadas, piqueniques e atividades ao ar livre, com diversas opções de lazer para a família.

Rio Ji-Paraná

Uma das principais atrações naturais da cidade, onde se pode praticar esportes aquáticos e desfrutar de passeios de barco.

Catedral Sagrado Coração de Jesus

Uma bela catedral que representa a história da religiosidade da região e é um ponto de referência na cidade.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal forma de transporte em Ji-Paraná?

A principal forma de transporte é por meio de automóveis e ônibus, sendo que o município conta com boas estradas.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Ji-Paraná possui uma variedade de hotéis e pousadas para atender os visitantes.

Como Chegar

✈️

Aeroporto de Ji-Paraná

JPR/SWJI

Endereço:

Endereço: Estrada do Aeroporto, 8930
Telefone: (0xx69)3421-4888

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Ji-Paraná?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Ji-Paraná

Rondônia - RO

Histórico

O topônimo do Município provém do Rio Ji-Paraná, hoje conhecido como Rio Machado.

A região, antes ocupada pelas tribos dos jarus e urupás, iniciou sua povoação, conhecida como Urupá, por volta de 1879, quando nordestinos fugindo da seca se estabeleceram na confluência do Rio Urupá. Em 1909, o Marechal Rondon chegou à embocadura do rio, e construiu uma estação telegráfica, próximo das margens do Rio Ji-Paraná.

Com a depreciação da borracha, a região entrou em decadência voltando a se desenvolver com a descoberta de diamantes.

Na década de 1950, Urupá já era conhecida como Vila de Rondônia.

Em 1960, com a construção da BR-29, atual BR-364, e em decorrência do êxodo rural do sul do país, Vila de Rondônia passou a receber aqueles colonos. Foi decisiva a atuação da colonizadora Calama S.A., que adquiriu grande área de terra, antes ocupada por seringais.

Em 1968, o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária - IBRA, atual Instituto Nacional de Reforma Agrária - INCRA, acelerou o fluxo de migrantes vindos do centro-sul. O Projeto de Colonização Ouro Preto, dois anos mais tarde, foi marco do surto desenvolvimentista da região.

Em 1977, com a emancipação política decretada, o Município recebeu oficialmente o nome de Ji-Paraná. Em 1981, em conseqüência da elevação do Território de Rondônia a Estado, foram estabelecidos novos limites para o Município.

Gentílico: ji-paranaense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Rondônia, pela lei nº 7470, de 17-04-1945, subordinado ao Porto Velho.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito Rondônia, figura no município de Porto Velho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ji-Paraná, pela lei Federal nº 6448, de 11-10-1977, desmembrado do município de Porto Velho. Sede no atual distrito de Ji-Paraná (ex-Rondônia). Constituído de 3 distritos: Ji-Paraná, Ouro Preto e Presidente Médici, todos criados pela mesmo decreto federal acima citado. Instalado em 21-11-1977.

Em divisão territorial datada de 1-1-1979, o município é constituído de 3 distritos: Ji-Paraná, Ouro Preto e Presidente Médici.

Pela lei nº 6921, de 16-06-1981, desmembra do município de Ji-Paraná os distritos de Presidente Médici e Ouro Preto, elevando-os à categoria de município sendo que Ouro Preto com a denominação de Ouro Preto do Oeste.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Rondônia para Ji-Paraná, alterado pela lei Federal nº 6448, de 11-10-1977.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: JOAQUIM LOPES LAMEGO

Ji-Paraná

Rondonia - RO

Histórico

Em 1877, os primeiros colonos nordestinos ocuparam a região. A principal atividade era a extração do látex da seringueira. Na mesma época, chegavam os primeiros missionários, que faziam os primeiros contatos e o aculturamento dos nativos e, por necessidade, organizaram a primeira administração do emergente povoado.

Até 1883, sob tutela dos missionários, Frei Iluminato, último administrador religioso da localidade, passou a responsabilidade às mãos do Sr. Amâncio Farias da Cruz, morador do povoado, que assumiu a responsabilidade da continuidade das ações administrativas.

De 1883 até 1900, ocorreu grande surto da atividade seringalista na região, principalmente às margens do rio Machado e do rio Urupá, e o centro da administração, onde os seringalistas se encontravam para realizar seus negócios, era denominado "pouso redondo". O local posteriormente ficou conhecido como "Dois de Abril" e o lugarejo (atual Ji-Paraná), até o ano de 1909, ficou conhecido pelo nome de Urupá.

No ano de 1909, a chegada do Marechal Rondon à embocadura do rio Urupá, marca o local onde foi construída a primeira estação telegráfica da região, denominada de Presidente Pena. A estação telegráfica passou a ser o centro administrativo da localidade, cuja importância foi delineada pela absorção gradativa do nome Urupá para o nome da estação telegráfica.

O crescimento econômico experimentado pela região, baseado principalmente na imigração atraídos pelo alto preço da borracha amazônica no mercado internacional, obrigou a administração local a melhorar a estrutura física e organizacional da estação telegráfica, como pólo centralizador das ações administrativas, no ano de 1912.

O ano de 1920 foi caracterizado pela desvalorização da borracha amazônica no mercado internacional, com a entrada de seringais asiáticos nesse comércio, praticando preços mais competitivos. A redução da atividade econômica local motivou também a redução da população que saía em grande número em busca de novas fontes de renda.

Esse período de estagnação econômica durou até o ano 1950, com a descoberta de diamantes e o início da atividade garimpeira na região.

Em 1943, foi criado o Território Federal de Guaporé, instalando dois municípios (Porto Velho e Guajará-Mirim) e vários distritos, dentre eles o Distrito de Vila de Rondônia, pertencente ao município de Porto Velho, que abriga desde a embocadura do rio Jaru, na sua margem direita e esquerda indo até a nascente do rio Machado.

Vila de Rondônia, recebeu em 1952 o primeiro administrador do Distrito. A vila tomava novo impulso econômico com a então florescente atividade garimpeira, sem captar para si o desenvolvimento socio-econômico que daí poderia advir, visto que toda produção garimpeira era voltada à exportação, sem um controle adequado de retenção de divisas. Em 1956 o território muda de nome para Território Federal de Rondônia, o que ocasionava confusão na identificação da Vila com o Território.

Em 1960, a vila recebeu com entusiasmo a abertura da BR 029, atual BR 364. Com a abertura da estrada federal, o fluxo migratório da região se tornou mais acentuado, dando início à atuação do INCRA para organizar o processo de organização das terras.

Em 1977, através da lei nº 6.448, de 11.10.77, foi concedida a emancipação política à Vila de Rondônia, que passou a se denominar Ji-Paraná, em homenagem ao rio que atravessava toda sua área de Sul para Norte, dividindo sua sede administrativa em dois setores urbanos distintos, conhecidos como primeiro distrito (zona norte) e segundo distrito (zona sul). Em 22 de novembro a instalação oficial do município.

Autor do Complemento: IBGE