Norte Região de Capanema

Tudo sobre Nova Timboteua

Guia completo, dados e turismo em Pará.

População (2022)
12.806
PIB Total
R$ 147,49 Mi
Per Capita
R$ 11.517,34
Área (km²)
489,900
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

junho

No mês de junho, o clima é mais ameno e há menos chuvas, o que proporciona melhores condições para explorar as belezas naturais e culturais da região.

🛡️

Segurança

Nova Timboteua é considerada uma cidade tranquila, mas é sempre bom estar atento aos cuidados básicos de segurança, especialmente ao explorar áreas naturais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Nova Timboteua, localizada no coração da Amazônia, é uma cidade rica em história e biodiversidade. Com uma população de 12.806 habitantes, este município encantador, que se desenvolveu a partir da colonização em 1885, ostenta belezas naturais e uma cultura vibrante. O nome 'Timboteua' é originário dos abundantes timbós encontrados na região, prometendo aos visitantes uma experiência única de imersão na natureza e na história local.

Principais Atrações

Igarapé Timboteua

Um belo igarapé onde os visitantes podem desfrutar de passeios de canoa e observar a fauna local.

Rio Peixe-Boi

Conhecido pela sua rica biodiversidade, é um ótimo local para pesca e observação de aves.

Praça da Matriz

Uma charmosa praça central onde ocorrem eventos culturais e celebrações locais, ideal para conhecer a comunidade.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Nova Timboteua?

A forma mais comum é via terrestre, utilizando ônibus de Belém até Bragança e, em seguida, um transporte local até Nova Timboteua.

? Quais atividades ao ar livre posso fazer em Nova Timboteua?

Você pode fazer trilhas na floresta, passeios de barco nos igarapés e observar a rica fauna local.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Nova Timboteua?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Nova Timboteua

Pará - PA

Histórico

As terras do atual município localizam-se na zona Bragantina, antes pertencentes à Belém.

Em 1885, os pioneiros colonos exploradores de Nova Timboteua subiram o Rio Peixe-Boi e localizaram-se na confluência desse rio, com os igarapés timboteua e jaburu. Serafim dos Anjos Costa, requerendo a área onde hoje se localiza o município, ali fixou residência com Afonso Roberto Pimentel e Manoel Maria, constatando grande quantidade de timbó, às margens de um igarapé existente nos fundos da propriedade, deram-lhe aquele nome.

O topônimo é locução hídrica - português e tupi. O termo Nova Timboteua foi adotado para destinguir do mais antigo Timboteua. Timboteua provém de timbó, do gênero sapindáceas, também chamado cururu-apé, e, eua, que significa abundância, a formação da palavra timbo-eua ou timboteua, traduz timbó em abundância.

Em 1895, a localidade foi elevada à categoria de povoado, instalado no mesmo ano. Em 1906, o então povoado extinguiu-se e suas terras passaram a pertencer ao novo Município de Igarapé-Açu, que ao tempo da sua instalação, apenas havia passado ali o pico da antiga Estrada de Ferro de Bragança. Às margens dos igarapés Maracanã, Livramento, São Luiz, Timboteua e Peixe-Boi, foram construídos vários barracões pertencentes à Ferrovia e também uma Escola de Beneficiamento Agrícola com o nome de Escola Experimental de Agricultura Prática, mais tarde denominada Estação Experimental Augusto Montenegro.

Gentílico: timboteunse

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de João Pessoa, o distrito de Nova Timboteva.

Pelo decreto-lei estadual nº 2972, de 31-03-1938, o Município de João Pessoa passou a denominar-se Igarape-Açu, passando o distrito de Nova Timboteua a pertencer ao município de Igarape-Açu.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Nova Timboteua permanece no município de Igarape-Açu.

Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Timboteua, pelo decreto-lei estadual nº 4505, de 30-12-1943, desmembrado de Igarape-Açu. Sede no antigo distrito de Nova Timboteua. Constituído de 3 distritos: Nova Timboteua, Peixe Boi e Timboteua. Desmembrados de Igarape-Açu. Instalado em 01-01-1994.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Nova Timboteua, Peixe Boi e Timboteua.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, desmembra do município de Nova Timboteua o distrito de Peixe Boi. Elevado categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o municípios é constituído de 2 distritos: Nova Timboteua e Timboteua.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE