Norte Região de Santarém

Tudo sobre Santarém

Guia completo, dados e turismo em Pará.

População (2022)
331.942
PIB Total
R$ 6,39 Bi
Per Capita
R$ 19.251,94
Área (km²)
22.886,800
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

junho a setembro

Durante esses meses, o clima é mais seco e as chuvas são menos frequentes, o que facilita a exploração dos rios e das trilhas na floresta.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada relativamente segura para turistas, mas recomenda-se tomar precauções comuns em áreas urbanas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Santarém é uma cidade encantadora localizada no estado do Pará, Brasil, e é considerada a porta de entrada para a Amazônia. Com uma rica história que remonta ao encontro de diferentes culturas, a cidade é onde o rio Tapajós se encontra com o Amazonas, formando cenários naturais deslumbrantes. É um destino ideal para quem busca explorar a biodiversidade amazônica, cultura ribeirinha e as diversas tradições locais.

Principais Atrações

Alter do Chão

Uma das praias fluviais mais bonitas do Brasil, com águas cristalinas e areia branca, é perfeita para relaxar e se banhar.

Museu Dica Frazão

Um espaço que preserva a história e a cultura da região, com exposições de artefatos indígenas e objetos históricos.

Encontro das Águas

O fenômeno natural onde as águas do rio Tapajós e do Amazonas se encontram, formando um contraste impressionante de cores.

Catedral de Santarém

Uma construção histórica e um dos cartões-postais da cidade, a catedral possui bela arquitetura e um ambiente acolhedor.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atração turística em Santarém?

A principal atração é Alter do Chão, uma belíssima praia fluvial que atrai visitantes pela beleza natural.

? É fácil encontrar opções de hospedagem?

Sim, Santarém oferece uma variedade de opções de hospedagem, desde hotéis até pousadas, atendendo diferentes orçamentos.

? Quais pratos típicos devo experimentar?

Não deixe de experimentar pratos como o tacacá, a maniçoba e a farinha de tucumã, que são típicos da culinária local.

Como Chegar

✈️

Aeroporto Internacional de Santarém

STM/SBSN

Endereço:

Endereço: Praça Eduardo Gomes, s/n
Telefone: (0xx93)3523-4328

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Santarém?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Santarém Pará - PA

Histórico

Dez anos após a fundação de Belém, quando Pedro Teixeira explorava o rio Amazonas, assistido por Frei Cristóvão de São José, com 26 soldados e numerosos índios, aportou na aldeia de Tupuliçus, na foz do Rio Tapajós.

A expedição foi bem sucedida, visto terem os índios, anteriormente entrado em contato com os civilizados, principalmente espanhóis que ali haviam passado gerando as boas relações que mantiveram em proveito da nova povoação, que dali surgiria, posteriormente, Pedro Teixeira descobriu o Rio Tapajós.

Coube aos jesuítas a fundação de uma aldeia com fins missionários, no lugar onde o padre Antônio Vieira esteve no primeiro semestre de 1659; do desenvolvimento dessa aldeia originaram-se outras povoações como as de São José dos Matapus, hoje Pinhel em 1722 -Tupinambarana ou Santo Inácio – atual Boim em 1737 e Borari, hoje Alter do Chão, em 1738.

Com o progresso das Missões, Francisco da Mota Falcão iniciou, a construção de uma fortaleza, a qual foi terminada por seu filho, Manoel Mota Siqueira em 1697. Essa fortaleza tinha a forma quadrada, com baluartes nos ângulos, foi o núcleo da Vila que deu origem a cidade de Santarém. Em 1762, achando-se em ruinas, foi a fortaleza reconstruída, passando daí por diversos reparos, porém hoje nada mais existe. Santarém foi elevada à categoria de vila em 14 de março de 1758, quando ocorreu sua instalação, ocasião em que lhe deu o nome português de Santarém, substituindo as denominações indígenas por topônimo de Portugual.

Gentílico: santareno ou mocorongo

Formação Administrativa

Elevado à categoria de vila com a denominação de Santarém, em 1754 ou em 1756, em virtude da Carta Régia de 06-06-1755. Instalado em 1829.

Em 1753 ou em 06-03-1758, é criado o distrito de Alter do Chão.

Elevado à categoria de cidade e sede do município com a denominação de Santarém pela lei provincial nº 145, de 24-10-1848. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 4 distritos: Santarém, Boim, Alter do Chão e Curuaí. Em divisão administrativa referente ao ano de 1938, o município é constituído do distrito sede. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 5 distritos: Santarém, Alter do Chão, Boim, Curuaí e Taperá.

Pelo decreto-lei estadual nº 2972, de 31-03-1938, os distritos de Taperá e Curuaí perderam a categoria de distrito, sendo seus territórios anexados ao distrito de sede Santarém.

Pelo decreto-lei estadual nº 3131, de 31-10-1938, são criados os distritos de Curuaí e Aveiro anexados ao município de Santarém.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 5 distritos: Santarém, Alter do Chão, Boim, Curuaí e Aveiro.

Pela lei estadual nº 62, de 31-12-1947, é criado o distrito de Belterra ex-povoado e anexado ao município de Santarém.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 6 distritos: Santarém, Alter do Chão, Aveiro, Boim, Curuaí e Belterra.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, é criado o distrito de Arapixuna e anexado ao município de Santarém. Sob a mesma lei desmembra do município de Santarém o distrito de Aveiro. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 6 distritos: Santarém, Alter do Chão, Arapixuna, Belterra Boim e Curuaí. Pela lei estadual nº 3227, de 31-12-1964, é criado o distrito de Mujuí dos Campos e anexado ao município de Santarém. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 7 distritos: Santarém, Alter do Chão, Arapixuna, Belterra, Boim, Curuaí e Mujuí dos Campos. Pela lei estadual nº 5928, de 29-12-1995, desmembra do município de Santarém o distrito de Belterra. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído de 5 distritos: Santarém, Alter do Chão, Boim, Curaí e Mujui dos Campos. Assim permancendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE