Norte Região de Manacapuru

Tudo sobre Novo Airão

Guia completo, dados e turismo em Amazonas.

População (2022)
15.761
PIB Total
R$ 186,53 Mi
Per Capita
R$ 11.835,10
Área (km²)
37.771,300
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

junho

Durante o mês de junho, o clima é mais ameno e as chuvas são menos intensas, proporcionando condições ideais para passeios e atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Novo Airão é geralmente seguro para turistas, mas recomenda-se precaução habitual em áreas menos movimentadas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Novo Airão, localizado no coração da Amazônia, é um destino que encanta com sua rica história e belezas naturais. Com uma população de 15.761 habitantes, a cidade é um ponto de partida para explorar o esplendor do Rio Negro e sua biodiversidade única. Venha descobrir um dos segredos mais bem guardados do Amazonas!

Principais Atrações

Parque Nacional de Anavilhanas

Um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, perfeito para passeios de barco, observação de pássaros e exploração da flora e fauna amazônicas.

Comunidade Indígena Uaimiri

Uma oportunidade de imersão na cultura local e aprendizado sobre as tradições e modos de vida dos povos indígenas da região.

Centro Cultural de Novo Airão

Espaço dedicado à valorização da cultura local, com exposições e eventos que destacam a história da cidade.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Novo Airão?

A melhor forma de chegar a Novo Airão é por via fluvial, através de barcos que partem de Manaus.

? Quais atividades eu posso fazer em Novo Airão?

Em Novo Airão, você pode realizar passeios de barco, caminhadas na floresta, visitas a comunidades indígenas e observação de vida selvagem.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Novo Airão?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Novo Airão

Amazonas - AM

Histórico

As penetrações de estrangeiros no Rio Negro começaram em 1645, com a bandeira de Bartolomeu Barreiros de Ataíde, que traziam instruções do Governador Luiz Magalhães de descobrir o ?rio do ouro?.

Há, todavia, duas versões sobre a origem do primeiro núcleo de povoamento em terras do município de Airão, as quais eram habitadas primitivamente pelos índios Uaimiri, Atroaí, Crichanã, Carabinari e Jauaperi.

A primeira versão diz que numa das bandeiras dos Jesuítas, saídas do Maranhão, a primeira em 1657 e a segunda no ano seguinte, foi fundada a ?missão dos Tarumãs, que, depois de passar por vários incidentes transmudou-se na missão da Foz do Jaú, sob a proteção de Santo Elias?.

A segunda versão informa que Pedro da Costa Favela, no comando de uma tropa de resgate e o Frei Teodósio da Veiga, da ordem dos Mercês, vieram ao Rio Negro guiados pelos Aroquis que habitavam o rio Urubu e fundaram em 1668, nas proximidades do riacho Aruim, uma povoação que anos depois, foi transferida para a Foz do Rio Jaú, com a denominação de Santo Elias do Jaú.

Como se vê, ambas as versões, dão como o primeiro núcleo do povoamento a Missão de Santo Elias do Jaú. Divergem, no entanto, quanto à primitiva localização e sobre a data da fundação.

Tudo indica que haja sido a missão ou a aldeia de Santo Elias do Jaú o segundo ou terceiro núcleo de povoamento organizado pelos portugueses em terras amazonenses.

Em 1759, a aldeia de Santo Elias do Jaú foi elevada à categoria de Lugar, com a denominação de Airão, por Joaquim de Melo Póvoas, primeiro Governador da Capitania de São José do Rio Negro.

A denominação de Jaú originava-se do rio do mesmo nome, próximo a cuja foz está situada a localidade; a de Airão foi aplicada em observância à política iniciada por Mendonça Furtado de dar às povoações amazonenses nomes portugueses. Assim, aconteceu, também, por exemplo, com as aldeias de Abacaxis (atual Itacoatiara) e Saracá, que na mesma época passaram a denominar-se Serpa e Silves, respectivamente.

Em 1833, quando da criação da Comarca do Alto Amazonas, figura Airão, como Freguesia ou Colégio Eleitoral pertencente ao Termo de Manaus.

A Lei Provincial nº 92, de 06 de novembro de 1858, reduziu o número de freguesias da Província, excluindo alguns, dentre eles a de Airão

Permaneceu Airão mais de um século sem nenhuma alteração em sua história e sem, também, apresentar quase nenhum progresso, quando em 1938, foi transformada em sede de distrito do mesmo nome, integrada no município de Manaus pela Lei Estadual nº 96, o distrito de Airão é desmembrado de Manaus, passando a constituir o município Autônomo de Novo Airão e sendo sua sede elevada à categoria de Cidade.

Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12, Novo Airão perde partes de seu território em favor dos novos municípios de Moura e Presidente Figueiredo.

Gentílico: novo airense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Airão, pelo decreto-lei estadual nº 176, de 01-12-1938, subordinado ao município de Manaus.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Airão figura no município de Manaus.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Airão, pela lei estadual nº 99, de 19-12-1955, desmembrado do município de Manaus. Sede no antigo distrito de Airão. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-02-1956.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 1012, de 31-12-1970, o município de Airão tomou a denominação de Novo Airão.

Em divisão territorial datada de 1-I-19790, o município já denominado novo Airão é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alteração toponímica municipal

Airão para Novo Airão, alterado pela lei estadual nº 1012, de 31-12-1970.

Fonte: IBGE