Sul Região de Rio do Sul

Tudo sobre Rio do Sul

Guia completo, dados e turismo em Santa Catarina.

População (2022)
72.587
PIB Total
R$ 3,69 Bi
Per Capita
R$ 50.833,10
Área (km²)
258,400
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

Nesse mês, as temperaturas são amenas e ocorrem diversas festividades locais, além de ser um ótimo período para explorar a natureza da região.

🛡️

Segurança

Rio do Sul é considerada uma cidade segura, com baixos índices de criminalidade, proporcionando tranquilidade aos turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Rio do Sul, uma encantadora cidade situada no coração de Santa Catarina. Com aproximadamente 72.587 habitantes, a cidade é cercada pela exuberante Mata Atlântica e carrega um rico histórico de colonização que remonta ao século XIX. Situada em uma região montanhosa, Rio do Sul é perfeita para os amantes da natureza e da história.

Principais Atrações

Parque Mulde

Um belíssimo parque com trilhas, áreas para piquenique e um lago encantador, ideal para caminhadas e atividades ao ar livre.

Museu Histórico de Rio do Sul

O museu abriga uma vasta coleção de itens que contam a história da cidade e da região, com exposições permanentes e temporárias.

Igreja Matriz São João Batista

Um belo exemplo da arquitetura religiosa da região, a igreja é um marco histórico e oferece visitas guiadas.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Rio do Sul?

Setembro é o melhor mês, com temperaturas amenas e festividades locais.

? O que fazer em Rio do Sul?

Você pode visitar o Parque Mulde, o Museu Histórico e a Igreja Matriz São João Batista, entre outras opções.

? A cidade é segura para turistas?

Sim, Rio do Sul é considerada uma cidade segura, propícia para a visitação.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Rodoviária de Rio do Sul
Telefone:(0xx47)3522-6743

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Rio do Sul?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Na segunda metade do século XIX, o engenheiro Emílio Odebrecht foi incumbido pelo Doutor Hermann Blumenau de estudar as possibilidades de povoamento da zona, onde viria a surgir o atual Município de Rio do Sul. A única rota então existente era uma picada através das matas e montanhas, que ligava Blumenau ao Município de Curitibanos. Logo em seguida, o cidadão Eduardo Hoehrhan, que melhorou a picada de Aquidabã (Indaial) até Campo Ilhéu, chegou à região, onde logo depois foi construída a linha telegráfica de Blumenau a Lajes. A colonização ganhou novo impulso com a chegada de Francisco Frankenberger em 1892. Chegou também, vindo de Aquidabã, Carlos Schoroeder, para efetuar, por intermédio de rústica balsa, a travessia de pedestres e animais pelo rio Itajaí-Açú. Entretanto, hostilizado pelos indígenas que infestavam a região, sua permanência foi rápida. Conforme consta no diário de Frankenberger, a colonização iniciou em 1892.

A fim de evitar que pedestres e animais fossem impedidos de atravessar o rio, em demanda de suas terras, ficou encarregado desse serviço Basílio Corrêa Negredo, auxiliado por seus filhos, João Basílio e Carlos Corrêa Negredo, primeiros moradores que se fixaram na região.

Em 1905, aumentou a imigração de origem alemã para Rio do Sul. Dessa data em diante, intensificou-se o povoamento da zona. O Rio Itajaí-Açú desempenhou papel fundamental na fixação dos colonizadores na região do Alto Vale do Itajaí. O núcleo populacional que se formou às margens do rio chamava-se "Suedarm" ou seja, Braço do Sul. Em 1912, o local passou a chamar-se Bella Alliança.

Rio do Sul impôs-se aos demais núcleos do Alto Vale do Itajaí desde o início, graças à sua posição geográfica privilegiada. Estratégicamente localizada, no ponto de encontro das rodovias, começou a desenvolver um intenso comércio de produtos extraídos da área rural, enquanto a indústria surgia aos poucos.

A Lei estadual n.º 1.708, de 10 de outubro de 1930, criou o Município e a Comarca desmembrados do de Blumenau. Sua instalação ocorreu em 15-04-1931.

Gentílico: Riosulense

Comarca: Rio do Sul

Fonte: BIBLIOTECA IBGE - PREFEITURA MUNICIPAL - AMAVI

Autor do Histórico: GILMAR ORSI