Norte Região de Altamira

Tudo sobre Vitória do Xingu

Guia completo, dados e turismo em Pará.

População (2022)
15.607
PIB Total
R$ 4,23 Bi
Per Capita
R$ 271.082,08
Área (km²)
3.135,200
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

junho

Durante o mês de junho, as chuvas diminuem e as condições climáticas ficam mais amenas, favorecendo atividades ao ar livre e festividades locais.

🛡️

Segurança

Vitória do Xingu é considerada uma cidade tranquila, mas é sempre importante ter cuidado com objetos de valor e seguir as recomendações de segurança locais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Vitória do Xingu, uma joia escondida na Amazônia. Com uma população de 15.607 habitantes, a cidade é um destino em ascensão, rico em história e cultura. Descubra suas raízes que datam do século XIX e explore a beleza natural que a região tem a oferecer.

Principais Atrações

Igarapé Tucuruí

Um belo igarapé que oferece opções para passeios de barco e pesca. Um lugar excelente para relaxar e se conectar com a natureza.

Rio Xingu

Este majestoso rio é ideal para atividades aquáticas e ecoturismo, proporcionando visões incríveis da fauna e flora amazônica.

Praça da Matriz

Um espaço charmosa no centro da cidade, ideal para passeios e conhecer mais sobre a cultura local.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Vitória do Xingu?

A cidade pode ser acessada pela rodovia Ernesto Acioly, com opções de transporte público ou veículos particulares.

? Que atividades culturais posso encontrar na cidade?

Os visitantes podem participar de festas regionais e eventos que celebram a cultura amazônica, além de conhecer as comunidades locais.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Vitória do Xingu?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Vitória do Xingu Pará - PA

Histórico

Histórico do município de Vitória do Xingu e o aspecto atual do seu desenvolvimento.

Vitória do Xingu, uma das mais novas cidades paraense está localizada na parte central do grande estado do Pará. Encontra-se na rodovia Ernesto Acioly , margem esquerda do rio Xingu e na margem direita do Igarapé Tucuruí, onde também localiza a sede do município.

Como os demais municípios localizados no Vale do Rio Xingu, tem seu povoamento datado do século XIX, em 1869, dois padres Capuchinhos aportaram nalocalidade de Vitória, onde mantiveram contatos com os Índios Xipaias e Araras. Nesta época os padres Capuchinhos aproveitaram para reabrirem o caminho em direção à comunidade de Altamira.

O povoado de Vitória do Xingu foi dominado por grandes latifundiários, vivendo uma época de coronelismo, sob o domínio de Gaioso, José Porfírio e Agrário Cavalcanrte, perdendo estes os poderes com a fundação do município de Altamira.

Por volta de 1877, coronel Gaioso já dominava a região destacando-se como seringalista e abastecimento no povoado de Vitória que na época possuía pequenos estabelecimentos comerciais.

Gentílico: vitoriense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Vitória, pela lei estadual nº 1139, de 11-051965 e anexado ao município de Altamira.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Vitória permanece no município de Altamira.

Assim permancendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Vitória do Xingu, pela lei estadual nº 5701, de 13-12-1992, desmembrado de Altamira. Sede no antigo distrito de Vitória, atual Vitória do Xingu. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital

Vitória para Vitória do Xingu alterado, pela lei estadual nº 5701, de 13-12-1992.

Fonte: IBGE