História Flor do Sertão

A denominação Flor do Sertão, conforme os moradores mais antigos, foi por causa de uma árvore de flores amarelas encontrada no meio da floresta no início da colonização, que julgaram ser o Ipê Amarelo, árvore que se tornou símbolo do Município.

No ano de 1952, algumas famílias de colonos gaúchos como a família de Otávio Cenedeze que foi a primeira, a família de Waldemar Silveira Ramos e de Geraldo Bresolin, oriundos dos municípios de Guaporé, Casca e Serafina Corrêa, aqui chegaram atraídos pelas notícias de terras férteis, as quais proporcionavam grandes safras, a seguir vieram outras famílias do Sul, entre elas destacava-se os nomes Piaia, de Barba, Santin, Biazoli, Rossato...xml:namespace prefix = o />

Descendentes de italianos e portugueses, seguidos de alemães e mais tarde de poloneses, trouxeram consigo grande bagagem cultural, como a língua materna, os costumes, as tradições, os pratos típicos, as danças, a religião, além de muita força para o trabalho e vontade de vencer.

A região por eles ocupada, é uma área bastante ondulada, geograficamente parecida com o terreno europeu, situada às margens do rio das Antas, afluente do rio Uruguai, distante 25 Km da cidade de Maravilha e a mesma distância da cidade de São Miguel do Oeste.

No ano de 1953 construíram a 1ª capela que servia para os encontros religiosos semanais e que também serviu como a 1ª escola, sendo que no ano de 1963 a Secretaria de Estado da Educação construiu o 1º estabelecimento de ensino público.

Em 14/12/1961, através da resolução n.º 15 e do Projeto de Lei n.º 502/63, a comunidade foi elevada a categoria de vila, ou seja distrito de Maravilha.

Inicialmente a população vivia da extração da madeira que era derrubada para preparar o solo para as lavouras e, transportada por balsas pelo rio das Antas. Esta madeira era a fonte de renda  dos pioneiros para investir no ideal principal, a policultura, baseada nas cultura de milho, feijão, soja, tabaco, entre outras para subsistência.

Formou-se assim uma estrutura fundiária composta de pequenas propriedades rurais que aproveitavam a rotatividade das culturas com o trato do solo, com adubação verde e orgânica, curvas de nível, terraços e reflorestamento.

Junto a policultura desenvolveu-se a pecuária com especial atenção para a criação de suínos e gado de leite para subsistência familiar. A agropecuária tão bem estruturada na década de 50 e 60 é, sem sombra de dúvidas a maior fonte de renda do Município de Flor do Sertão. Em 1981 foi  feita a ligação da rede de  energia elétrica que aos poucos foi se expandindo por todas as comunidades e hoje instalada na maioria das  residências do Município.

Com o passar dos anos os melhoramentos reivindicados foram chegando ao distrito dando ânimo aos colonizadores que se dedicavam  a agropecuária, principal fonte de renda até hoje.

Tendo os mais diversos segmentos da sociedade organizados e os serviços necessários para o desenvolvimento da comunidade; um grupo de idealistas deram início a  uma campanha de emancipação político-administrativa, realizando a sua primeira reunião em 09 de julho de 1993 onde foi formada uma comissão composta de várias pessoas onde tinha como Presidente o Sr. Euclides Antônio de Barba. Sendo assim, a partir desta data a idéia foi se fortalecendo cada vez mais. E, no dia 08 de dezembro de 1993 o presidente da Assembléia Legislativa expediu credencial à comissão autorizando-a a lutar em prol da emancipação. Esta comissão a partir de então, pleiteou, organizou e fez acontecer um plebiscito para consultar a população no dia 19 de março de 1995, com manifestação favorável.

Organizada toda a documentação e enviada à Assembléia Legislativa, permaneceu por muito tempo na Comissão de Justiça, sendo aprovada em 05 de setembro de 1995. Foi enviada a plenário e votado favoravelmente em 19 de setembro de 1995.

No dia 29 de setembro de 1995; o Ex.mo. Sr. Paulo Afonso Evangelista Vieira - Governador do Estado, se fez presente em Flor do Sertão, onde na presença de  grande número de pessoas assinou a Lei n.º 9.922, que cria  o novo município de Flor do Sertão.

A partir desta data, iniciou-se a organização estrutural dos partidos políticos - partidários, que levaram os candidatos a concorrer vaga em  03 de outubro de 1996, preenchendo assim os cargos de prefeito municipal, vice - prefeito e vereadores da 1ª Administração pública de Flor do Sertão.

Em  1996 foi construída  a rodovia SC-471, ligando Romelândia à BR-282, passando pelo centro de Flor do Sertão, antiga reivindicação dos dois municípios.

No dia 01 de janeiro de 1997,  definitivamente foi instalado o Município de Flor do Sertão e também a 1ª Câmara de Vereadores.

Conforme os dados do último censo há no Município 1.608 habitantes, possui uma área de 58 Km2 e está situado 505 m acima do nível do mar. O clima apresenta grande amplitude térmica, com temperatura variando até os 40º no verão e até abaixo de zero no inverno. Quando aumenta a umidade relativa do ar há ocorrências de neblinas cerradas que vem absorver as geadas.

Fonte: . Acesso em 20 ago. 2008.

Autor do Histórico: CLACIR VIRMES



Hospedagem Flor do Sertão

Hotéis Flor do Sertão Pousadas Flor do Sertão Campings Flor do Sertão Albergues / Hostels Flor do Sertão Chalés Flor do Sertão Spas e Resorts Flor do Sertão

Demografia Flor do Sertão

Bioma: Mata Atlântica

Densidade: 27,05 Habitantes por Km²

Gentílico: flor-sertanense

População (em 2010): 1.588 Habitantes

Unidade Territorial: 58,709 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Flor do Sertão? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Santa Catarina para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do Tempo Flor do Sertão


Descubra tudo sobre Flor do Sertão. Previsão do tempo Flor do Sertão. Localização Flor do Sertão. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores Cidades Santa Catarina

» Joinville (515288 Hab.)
» Florianópolis (421240 Hab.)
» Blumenau (309011 Hab.)
» São José (209804 Hab.)
» Criciúma (192308 Hab.)
» Chapecó (183530 Hab.)
» Itajaí (183373 Hab.)

» Lages (156727 Hab.)
» Jaraguá do Sul (143123 Hab.)
» Palhoça (137334 Hab.)
» Balneário Camboriú (108089 Hab.)
» Brusque (105503 Hab.)
» Tubarão (97235 Hab.)
» São Bento do Sul (74801 Hab.)

» Caçador (70762 Hab.)
» Concórdia (68621 Hab.)
» Camboriú (62361 Hab.)
» Araranguá (61310 Hab.)
» Rio do Sul (61198 Hab.)
» Navegantes (60556 Hab.)
» Içara (58833 Hab.)


Pacotes de viagens em Santa Catarina

Pacotes de Viagens para Santa Catarina

Bandeira do estado de Santa Catarina

Bandeira do estado de Santa Catarina

Mapa Flor do Sertão